Os confrades vicentinos reuniram-se na manhã de domingo, 1º de setembro, na comunidade Verbo Divino, para celebrarem a eucaristia em intenção ao Jubileu de Ouro do Conselho Particular Santa Clara de Assis. A celebração foi presidida pelo Pároco Alwin Dsouza.

Fundada em 31 de agosto de 1969, hoje o Conselho abrange os bairros São Mateus/Contagem, Estrela D’Alva, São Joaquim, Tijuca/Contagem,  Jardim Vila Pérola/Contagem, Novo Recanto /Contagem, Vila Santa Luzia/Contagem, Arvoredo I e II / Contagem,  Serrano/BH, Confisco/BH, Urca/BH e São Salvador/BH. O Conselho Particular Santa Clara de Assis juntamente com outros nove conselhos particulares, integram o Conselho Central de Belo Horizonte Sagrados Corações.

O trabalho vicentino vem sendo reconhecido pela sociedade civil em geral. Entidades do terceiro setor, governos, parlamentos, empresas privadas, enfim, todas essas instituições apoiam e respeitam os projetos, programas e as iniciativas desenvolvidas pelos vicentinos em favor dos irmãos brasileiros mais humildes, os excluídos de uma sociedade desigual, egoísta, indiferente e, a cada dia que passa, mais refratária ao sagrado e ao divino.

O país ainda é muito injusto e desigual. Estima-se que haja 13 milhões de analfabetos, 14 milhões de desempregados e 22 milhões de brasileiros vivendo na extrema pobreza. E o tratamento de esgoto ainda não chegou para 45% da população. Essas estatísticas, por si só, demonstram, em pleno século XXI, as enormes dificuldades que todos nós temos a enfrentar e a vencer. É um desafio econômico, mas, sobretudo, moral, uma obrigação que a nossa sociedade precisa cumprir para ser considerada justa e igualitária.

Jubileu de Ouro do Conselho particular Santa Clara de Assis
50 anos do Conselho Particular Santa Clara de Assis

Fonte: Conselho Central Sagrados Corações – Sociedade São Vicente de PauloPascom Verbo Divino: Fajardo – Fotos Luan Henrique