Em 2019 a Arquidiocese de Belo Horizonte realizou a 6º Assembleia do Povo de Deus. O resultado dessa assembléia foi o renovado projeto “Proclamar a Palavra”, que propõe as paróquias caminhos para evangelização com o intuito de animar e fecundar a palavra de Deus nas Comunidades.

O projeto da Arquidiocese propõe por meio de 4 pilares, (Casa do Pão, Casa da Palavra, Casa da Missão e Casa da Caridade) 12 (doze) diretrizes de ação evangelizadora para serem executadas ao longo dos próximos 4 (quatro) anos.

No inicio desse ano, coordenadores de pastorais, movimentos, ministérios e de comunidades, receberam o envio missionário para inicio dos trabalhos pastorais para os próximos quatro anos. No dia 9 de fevereiro, eles se reuniram em assembléia, para definirem o plano pastoral paroquial de 2020.

Pilar Casa da Palavra – Diretriz

• a) Celebração da Palavra de Deus.
  • b) Grupos de Reflexão Bíblica.
  • c) Catequese aberta à cultura urbana.

Ações

• Missa Campal, mensalmente, nas vilas e favelas e em locais onde exista demanda.
  • * Manter os Círculos Bíblicos nas comunidades e criar onde não tenha. Elaborar estratégias para o acompanhamento dos grupos e proporcionar envolvimento com demais pastorais, por meio de Formação Bíblica (19/09/2020).
  • Formação Pedagógica para Catequistas, no primeiro semestre.

Pilar Casa do Pão – Diretriz

c) Espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo

Ações

• Realização de Retiros com Lideranças (31/10 a 02/11), Crisma, Jovens e Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica.
  • Promover um momento de Louvor na Paróquia que possa gerar ações concretas trabalhando o tema da Campanha da Fraternidade 2020. Um assessor da Arquidiocese será convidado para falar sobre o tema e o encontro acontecerá ainda no primeiro semestre.

Pilar Casa da Caridade – Diretriz.

a) Opção Preferencial pelos Pobres.

Ações

• Realização da Semana Social com representantes de todas as pastorais das comunidades, com o objetivo de dar maior visibilidade e engajamento ao NAASP e REARTISOL, assim como, fortalecer iniciativas de acolhida aos mais necessitados e compromisso com a cidadania.
  • Convidar palestrantes do Vicariato Episcopal para Ação Social Política Ambiental. Os encontros acontecerão na primeira semana de julho – entre 6 a 10/07/2020.

Pilar Casa da Missão – Diretriz

b) Ação Evangelizadora com as Juventudes.

Ações

• Preparar as lideranças que vão trabalhar com a juventude junto ao Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ) com o acompanhamento dos seminaristas.
  • Neste encontro de formação, a ser realizado no primeiro semestre, traçar planos para fazer a integração entre as pastorais e juventude.
Envio dos coordenadores da Comunidade Nossa Senhora da Conceição.
Envio dos coordenadores da Comunidade São Judas Tadeu
Envio dos coordenadores da Comunidade Verbo Divino.
Envio dos coordenadores da Comunidade Santíssima Trindade

Pascom Fajardo