Aconteceu na manhã de 11 de fevereiro na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, um encontro preparatório para lideranças que realizam encontros de reflexão sobre a campanha da fraternidade. Esse ano o tema abordado é sobre “Biomas brasileiros e defesa da vida” com o lema “Cultivar e guardar a criação”. Produzido pela Comissão Arquidiocesana de Publicações da Arquidiocese de BH, o livro propõe cinco encontros envolvendo textos bíblicos para serem vividos durante a quaresma e a via sacra que nesse ano sugere um itinerário de reflexões sobre o tema da campanha baseado em trechos da encíclica “Laudato Si” escrita por Papa Francisco.

O encontro

Entre os presentes estiveram as lideranças paroquiais e os padres Bernardo, Gregório e Alwin Dsouza da congregação verbo divino. O encontro foi dividido em três momentos:  O primeiro foi dedicado a leitura orante e a cantos quaresmais relacionados ao tema da campanha da fraternidade. Padre Joel Maria dos Santos vigário episcopal para a ação pastoral exortou a importância de viver a proposta espiritual oferecida pela campanha da fraternidade e sobre a conversão que o fiél pode vivenciar ao se aprofundar sobre o tema

No segundo momento o biólogo Emanuel Almada professor da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentou uma palestra sobre os diversos tipos de biomas existentes no Brasil e mencionou alguns elementos que degradam a fauna e a flora dos biomas como por exemplo, o aumento da temperatura no clima, a expansão da agricultura como um negócio, a falta de políticas publicas de sustentabilidade, a tomada de terras indígenas, etc.

No terceiro momento do encontro Felipe Magalhães Francisco coordenador da Comissão Arquidiocesana de Publicações esclareceu dúvidas e apontou caminhos para conduzir os encontros de maneira rica em harmonia e espiritualidade.

Os livros podem ser adquiridos através do telefone (31) 3269-3105 ou pelo email secpastoral@arquidiocesebh.org.br

Padre Joel Maria dos Santos vigário episcopal para a ação pastoral

Biólogo Emanuel Almada Professor da Universidade Federal de Minas Gerais