No último domingo, 01 de maio, jovens e adultos da Comunidade São Judas Tadeu receberam o sacramento do Crisma, o presidente da  celebração foi Frei Adilson Corrêa, Vigário Episcopal, que iniciou saudando os crismandos, seus padrinhos, pais e toda a assembleia. Os crismandos e seus padrinhos participaram da procissão de entrada com muita alegria, e também fizeram a entronização do lecionário.

1

Foi celebrada a liturgia do 6º Domingo da Páscoa, onde se sobressai a promessa de Jesus de acompanhar de forma permanente a caminhada da sua comunidade em marcha pela história. Ninguem está sozinho, Jesus ressuscitado anda sempre ao lado de cada um. A primeira leitura (Atos 15, 1-2.22-29) apresenta a Igreja de Jesus a confrontar-se com os desafios dos  novos  tempos.  Animados  pelo  Espírito,  os  crentes  aprendem  a  discernir  o essencial do acessório e atualizam a proposta central do Evangelho, de forma que a mensagem libertadora de Jesus possa ser acolhida por todos os povos. Na segunda leitura (Apocalipse 21, 10-14.22-23), apresenta-se mais uma vez a meta final da caminhada da Igreja: a “Jerusalém messiânica”, essa cidade nova da comunhão com Deus, da vida plena, da felicidade total. No Evangelho (João 14, 23-29), Jesus diz aos discípulos como se hão de manter em comunhão com Ele e reafirma a sua presença e a sua assistência através do “paráclito” – o Espírito Santo.

Em sua homilia, Frei Adilson, ressaltou a importância do sacramento do Crisma, e falou  sobre os sete sacramentos e os sete dons do Espírito Santo. Disse aos jovens que é preciso manter a caminhada no caminho de Jesus, um caminho de paz. E ressaltou a eles que a paz não está na ausência de conflitos, mas sim no sentimento de esperança que nos inunda mesmo nos momentos mais difíceis, esperança esta que é a salvação e a herança que Cristo dará a cada um, a vida eterna!

7

Durante um ano e três meses os catequistas da comunidade preparam os 27 jovens e adultos para receber o sacramento, e durante a homilia a catequista e coordenadora paroquial do Crisma, Penha, confirmou a aptidão dos crismandos a receber o sacramento.

3

Após a homilia os jovens e adultos renovaram as promessas batismais e receberam a unção com o santo óleo do Crisma, tornando-se Crismados! Ao final da celebração o Frei chamou todos os Crismados até a frente do presbitério, onde deu a eles, e a toda assembleia, a bênção final solene e posteriormente posou para fotos. Foi projetado também um vídeo relembrando toda a trajetória do Crisma, e a emoção tomou conta de todos.

5

4