A folia de Reis, de origem europeia, é também uma festa tradicional no Brasil. Em meio a muita cantoria e reza, os participantes celebram a sua fé por meio da cultura popular. É uma manifestação em homenagem aos Três Reis Magos.

A partir do nascimento de Jesus Cristo, em 25 de dezembro, fixou-se o dia seis de janeiro como data da visitação dos Reis Magos. Em alguns países de origem latina, passou a ser a mais relevante marca comemorativa do calendário natalino. Em nosso estado há diversos grupos de folia de reis e em alguns lugares ela visita as residências em todo o mês de janeiro.

Nesse ano, o Grupo Fé e Política em consonância com o Projeto Proclamar a Palavra, no que se refere à Comunicação e Cultura, terá a honra de saudar a chegada do menino Deus com a Folia de Reis de Dona Guidinha, que é uma das mais conhecidas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Dadá Diniz, líder e filha de Guidinha, personalidade que nomeia o grupo de Folia de Reis, deu continuidade à tradição iniciada pela mãe, há 40 anos e, durante essa época, participa ativamente da festa. Membro da Comissão Mineira de Folclore, conta a sua experiência. “Desde que minha mãe partiu, eu assumi essa missão, travei esse compromisso com a comunidade de levar as Folias de Reis a localidades das redondezas. É uma alegria reunir tanta gente para as cantorias e louvações da folia”, disse ela em entrevista. A tradição ultrapassa gerações. Os familiares de dona Margarida, ou “dona Guidinha”, nessa época se dedicam à folia, levando alegria e resgatando uma das mais belas tradições cristãs.

A Folia de Reis de Dona Guidinha, chegará na Igreja da Comunidade Santíssima Trindade, dia 09/01/2018, a partir das 19:30 com uma celebração eucarística. Depois sairá em cortejo por algumas ruas do bairro.Todos são convidados a participar e prestigiar esse momento.

Fonte Agencia Minas Gerais