Aconteceu entre os dias 8 a 12 de julho, na cidade de Domingos Martins/ES, o “Congresso Verbitas Leigos e Leigas comprometidos na missão”. O Encontro organizado pela Subzona Brasil, envolveu religiosos e leigos das províncias Brasil Norte, Brasil Sul, Brasil Central e Região Amazônica. O encontro contou com a participação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e com a presença do Superior Geral o Padre Paul Budi Kleden e do Conselheiro Geral Padre Anselmo Ribeiro.

Foram trabalhadas as quatro dimensões da congregação: Bíblia, Animação missionária, Comunicação e Justiça, Paz e Integridade da Criação. O objetivo foi refletir e fortalecer a parceria dos leigos no trabalho pastoral desenvolvido nas paroquias através do carisma missionário verbita.

No Brasil, são ao todo 115 paróquias administradas pela Congregação. Cada uma enviou dois leigos ao congresso. Cristina Campolina, uma das representantes da paróquia verbo divino, disse que a troca de experiências entre leigos de diferentes localidades e realidades foi muito gratificante. “Esse encontro com leigos e leigas, presbíteros, postulantes, aspirantes, irmãos, irmãs e representantes das escolas, me ajudaram a conhecer a dimensão da Congregação no Brasil, e a querer fazer parte ainda mais da família verbita. Agora queremos reunir com todos os que participaram para dar continuidade ao diálogo“.

Para o postulante da Província Brasil Norte, Robert Henrique, o Congresso foi muito produtivo. “Além das formações humanas oferecidas e oficinas, foi um momento de integração e interação. Não havia hierarquia, os leigos estavam em pé de igualdade com os religiosos e formandos presentes. O objetivo do congresso foi de levar os leigos a discutirem como eles mostravam esse rosto verbita nas diferentes comunidades, e assumirem o compromisso de ser leigas e leigos missionários“.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos do Congresso.

congresso leigos e leigas verbitas 2019

Registro: Matheus Stein / Robert Henrique – Pascom Fajardo.