Os verbitas da Província Brasil Norte (BRN) estiveram reunidos no Instituto Missionário São Miguel, no Distrito de Borda do Campo, em Antônio Carlos-MG, para a Assembleia Provincial. Participaram cerca de 50 missionários que trabalham na área abrangida pela BRN: o Distrito Federal e os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. As atividades foram entre os dias 24 a 28 de abril.

Os religiosos partilharam momentos de oração e estudaram as principais linhas que servirão de base para o Planejamento Estratégico Participativo. As contribuições serão avaliadas pelo superior provincial, Pe. Carlos Vieira, e seu Conselho. As propostas guiarão os projetos da Província para o triênio 2017-2019.

“Além de ser um momento de planejamento das atividades da Província, de colocar em comum nosso trabalho missionário e de avaliá-lo, é também uma ocasião de encontro, já que os confrades moram em diferentes Estados, em lugares muito distantes. É uma oportunidade de, como família verbita, fortalecermos nossa convivência comunitária”, explica Pe. Vagner Apolinário, secretário provincial.

Segundo Pe. Vagner, normalmente ocorrem três encontros dos verbitas da BRN ao longo do ano. Em janeiro, mês em que se comemoram os dias de Santo Arnaldo Janssen (15) e São José Freinademetz (29), há um retiro; na segunda semana depois da Páscoa, é realizada a assembleia; e, em setembro, os missionários voltam a se reunir para uma confraternização e uma nova assembleia, desta vez, na Casa de Retiros São Francisco Xavier, no Distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins-ES.


Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações do Pe. Vagner Apolinário, SVD – Fotos: Pe. Helcio Grespan, SVD, e Pe. Orlando Abreu, SVD (Instituto Missionário São Miguel).