No último domingo 19 de junho, os missionários do Verbo Divino assumiram a Paróquia Nossa Senhora do Ó, no bairro-distrito de Ipióca, em Maceió-AL. A cerimônia de reinstalação da paróquia está marcada para as 10h, quando o arcebispo, Dom Antônio Muniz Fernandes, preside a Eucaristia e dá posse ao novo pároco, o verbita Pe. Sérgio Henrique dos Anjos.

Uma grande festa está sendo organizada pelos fiéis. Antes da celebração, uma carreata sai às 8h da comunidade Santo Antônio, no povoado Boca do Rio, em direção à histórica Igreja Matriz.

A pedido do arcebispo, um tríduo, entre os dias 16 e 18, ajudou os fiéis a se prepararem para acolher o carisma verbita. Os temas das reflexões apresentaram os fundadores da Família Arnaldina e como a SVD anuncia o Evangelho a povos de todo o mundo.

Vários missionários do Verbo Divino, entre eles o provincial, Pe. Anselmo Ribeiro, o vice-provincial, Pe. Carlos Vieira, e os religiosos que trabalham no Nordeste estavam presentes à missa da manhã de domingo.

Seis comunidades compõe a nova paróquia: a matriz de Nossa Senhora do Ó (Ipióca), Nossa Senhora Virgem dos Pobres (Sauaçuy), Santo Antônio (Boca do Rio), Nossa Senhora da Apresentação (Pescaria), Nossa Senhora da Saúde (Saúde) e São José (Largo de Ipióca). Além dessas, há pelo menos duas outras localidades que deverão ser assistidas pelos verbitas. Toda a área é cortada pela rodovia AL 101. Segundo dados do IBGE, em 2010, o bairro-distrito tinha quase 8 mil habitantes.

A chegada dos verbitas foi preparada por dois diáconos da Arquidiocese. Durante esse período, eles estavam morando na casa onde ficarão os missionários.

Patrimônio histórico

Na histórica paróquia, nasceu e foi batizado o marechal Floriano Peixoto, o segundo presidente da República. A matriz de Nossa Senhora do Ó, construção do século XVI, é uma relíquia do Brasil colonial. A pequena igreja foi tombada como patrimônio histórico de Alagoas em 1982. Recentemente foi toda restaurada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Antes de ser assumida pelos missionários do Verbo Divino, a área era acompanhada pastoralmente pela Paróquia Sagrada Família, do bairro de Jacarecica.

“Fiquemos unidos na oração para que essa nova missão possa dar um testemunho vivo e autêntico do Verbo Divino. Que o Senhor possa nos abençoar com mais esse trabalho missionário e que o povo que nos está sendo confiado possa acolher-nos na alegria”, afirma Pe. Anselmo. O provincial também deseja que todos os missionários assumam o desafio com a humildade de quem precisa aprender da cultura do povo alagoano.

Visite a página da Associação Propagadora Esdeva no Facebook e veja as fotos da nova paróquia verbita.

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações do Pe. Anselmo Ribeiro, SVD, e da Arquidiocese de Maceió – Foto: Pe. Anselmo Ribeiro e Arquidiocese de Maceió.