APD

As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte são convocadas para um momento muito importante: a vivência da V Assembleia do Povo de Deus (V APD), momento em que todos, em comunhão, vão renovar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese.   Integrantes das comunidades de fé, formadores de opinião, ministros, agentes de pastoral, evangelizadores, religiosos e religiosas, diáconos, padres e bispos, são convidados a trilhar o caminho missionário da V APD em atitude de escuta, reflexão e analises.

Pesquisa 5º Assembléia do Povo de Deus – Arquidiocese de BH

A mensagem do Arcebispo  esclarece sobre os objetivos da V APD – momento em que todos, em comunhão, vão renovar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte – e  aponta desafios. Essa edição da Assembleia do Povo de Deus ocorre em um período especial, quando toda a Igreja celebra o  Jubileu da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco.   Dom João Justino relembrou o gesto do Papa ao abrir a “porta santa” da catedral de Bangui, na República Centro-Africana, nesse domingo. Um gesto solene pela paz e pelo perdão, prelúdio ao Jubileu que inicia-se no dia  8 de dezembro, em Roma.  Ao ressaltar que pela primeira vez a “Porta Santa” foi aberta “na periferia do mundo”, dom João enfatizou a proposta de dom Walmor de que em todo dia 13  vivencie-se  o Jubileu da população carcerária, considerada periferia da sociedade.

Iniciativa que está em sintonia com mensagem do Papa aos encarcerados “para que façam dos portões de suas celas portas santas e oportunidade para o incío  de uma nova vida”.

Clique nos links para ver os documentos:

Carta Pastoral – convite-convocação para a V APD

Guia da V APD – subsídio para as Assembleias Paroquiais, Forâneas, Arquidiocesana e Regionais 

Guia Arquidiocesano para Órgãos Colegiados

Arquidiocese / Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança