Equipe de Fé e Política

Equipe de Fé e Política

No dia 07/06/2017 foi realizado na Comunidade São Judas Tadeu, o III Seminário do Grupo Fé e Política, cujos objetivos foram:
* Dar continuidade às metas de 2016, do grupo e da Assembléia Paroquial,
* Defender as nascentes da Pampulha,
* Refletir sobre participação popular na implementação de ações contidas no Plano Diretor da Cidade referente ao tema.
Estiveram presentes 15 pessoas e contamos mais uma vez com a presença da arquiteta e urbanista da Prefeitura de Contagem, Floriana de Fátima Gaspar que deu continuidade ao que foi debatido no II Seminário.
Ela ponderou que, de acordo com o Plano Diretor de Contagem, a cidade teve um crescimento fragmentado e hoje existem barreiras causando fragilidades e dispersão nos centros urbanos. As atividades econômicas são impactantes na vida dos cidadãos, com isso vem assentamentos desordenados, crescimento populacional de forma aleatória, sem um planejamento e consequentemente sem pensar no bem comum e no meio ambiente. Com isso o cidadão não se sente pertencente à cidade, muitas vezes não exercendo o seu papel de cidadão seja no voto ou nas decisões políticas para sua própria cidade.
O grupo refletiu que a cidade deve crescer, mas com infra estrutura própria para atender a todos de forma justa, igualitária e economicamente ativa, mas sem degradar o ambiente.
Floriana divulgou ainda os endereços e órgãos que podemos fazer denúncias sobre a defesa do meio ambiente.
O grupo Fé e Política, com ações já realizadas como o debate com candidatos, passeio eco pedagógico pelas nascentes, reflexões periódicas e seminários, busca refletir e conscientizar a todos, sobre a importância da participação popular nos diversos órgãos públicos e nas decisões políticas para a cidade. Com isso, espera-se que os órgãos públicos e os políticos sejam transparentes e verdadeiramente democráticos.
Houve intervenções e participação dos presentes e Floriana ficou de participar e dar continuidade ao tema no IV Seminário que será realizado na Comunidade São Vicente de Paula sábado, dia 01/07/2017, às 15:00 horas.

Texto: Equipe de Fé e Política

Postagem: Luan Henrique

Pascom Verbo Divino