O padre José Antunes está passando por todas as comunidades da Província Brasil Norte dos missionários do Verbo Divino. Ele veio ao Brasil para a chamada visita canônica, realizada, a cada seis anos, em nome do Superior-Geral, Pe. Heinz Kulüke.

No dia 6 de agosto, Pe. Antunes esteve no Seminário Dom Helder Câmara a casa de formação localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. Com um jeito simples e alegre, o religioso português conversou com os jovens e formadores, e presidiu a missa na capela da casa (foto).

Em uma mensagem enviada ao Portal SVD-Esdeva, os propedeutas, grupo que está na fase inicial de discernimento vocacional na Congregação do Verbo Divino, partilham como foi receber o visitador-geral. “Claro que [Pe. Antunes] não veio sozinho, trouxe consigo seu entusiasmo e experiência em trabalhar na missão”, diz o texto.

“No seu pronunciamento aos seminaristas, podia-se notar a satisfação com que o missionário realizava suas visitas a cada uma das comunidades e obras criadas na Província. Ficou claro o carinho de Pe. José Antunes com a função para a qual Deus o designou.”

Os formandos contam que o verbita, também membro do Conselho-Geral da SVD, ressaltou os desafios encontrados por aqueles que adotam o serviço de evangelizar. Falando aos jovens das duas comunidades que vivem na casa, o visitador também deu algumas orientações para ajudá-los no discernimento vocacional.

“A visita do membro do Generalato foi bastante positiva. O resgate dos marginalizados na sociedade se torna, mais uma vez, o pilar daqueles que abraçam a missão verbita, tornando, a cada dia, mais valiosa a presença daqueles que vieram para testemunhar e servir.”

Além dos propedeutas, a casa de Contagem acolhe os estudantes de Filosofia. Em breve, os jovens no primeiro ano de formação vão se mudar para uma nova comunidade, localizada na Região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações dos propedeutas da Província Brasil Norte. Fotos: BRN.