Quatro escolas católicas de Belo Horizonte-MG, entre elas o Colégio Arnaldo, criaram, em 2014, o Prêmio Fráter Cristino de Educação Católica. A cada dois anos, uma comissão escolhe os melhores projetos pedagógicos desenvolvidos nos respectivos colégios. A iniciativa conta com o apoio da regional Minas Gerais da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil). A proposta busca valorizar o trabalho dos professores e fortalecer, pela partilha de ações pedagógicas, a presença da escola católica no cenário educacional de Belo Horizonte.

Neste ano, o Colégio Arnaldo, administrado pela Congregação dos Missionários do Verbo Divino, conquistou três premiações: 1º lugar na Categoria Ensino Médio (Projeto “Uso de drogas lícitas e ilícitas e impactos na saúde: sistema nervoso, sistema respiratório e sistema digestório” – Unidade Funcionários); 2º lugar na Categoria Ensino Fundamental (Projeto “Identidade: o uso de gêneros textuais para apropriação identitária de alunos do 4º ano” – Unidade Anchieta); e 3º lugar na Categoria Ensino Fundamental II (Projeto “Nossa água, nosso rosto: projeto inter-religioso e sociocultural para a mostra cultural 2015” – Unidade Anchieta).

“Que essa experiência de escolas pertencentes a redes diferentes, que superaram as distâncias e as divergências ideológicas e educacionais, possa ser um exemplo de superação para que os professores, cada vez mais, se unam na construção de projetos interdisciplinares inovadores, superando também as diferenças que as disciplinas carregam consigo”, afirmou o diretor executivo do Colégio Arnaldo, Prof. Geraldo Junio.

Além das unidades do Colégio Arnaldo, participam o Colégio Padre Eustáquio (Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia), Colégio Nossa Senhora das Dores (Congregação de São João Batista) e o Colégio São Francisco de Assis (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos). As homenagens aos educadores foram no dia 16 de abril, em Belo Horizonte-MG.

Fráter Cristino

O patrono do prêmio foi superior provincial, até 2014, da Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, em Belo Horizonte. Mesmo durante o tratamento de um câncer, fráter Cristino continuou a dedicar seus esforços à educação. Ainda quando o religioso era vivo, o grupo de diretores das quatro escolas organizadoras resolveu homenageá-lo, atribuindo o seu nome ao prêmio. Mesmo debilitado, Cristino quis participar da primeira edição, entregando as condecorações. O fráter faleceu três meses depois.

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações do Prof. Geraldo Junio – Fotos: divulgação.