Este artigo tem o intuito de promover a formação dos músicos católicos, mostrando as falhas que devem ser evitadas no relacionamento interpessoal, nos ensaios e principalmente na celebração litúrgica.

 

Breno Augusto

Arquivo Próprio/ Breno Augusto/ Músico da Comunidade Santíssima Trindade / Membro do Grupo Musical Som da Harpa / Estudante de Música UFMG

Na condição de um músico tenho que conhecer a minha identidade. Quem sou? O que faço e como faço? Tenho que me conhecer como homem ou mulher, aceitar minhas características. Eu não posso ser outra pessoa, eu não posso ser um outro músico, tenho que ser eu mesmo. O que tem acontecido com alguns músicos da “Igreja”? Percebo que muitos tem imitado outros músicos, servindo como cover e não como um músico de Deus. Se sou músico de Deus, tenho que buscar ser semelhante a Deus, pois é para Ele que estamos servindo. Por isto, um músico tem que estar em união, unidade com a Igreja e com sua paróquia. Evitar conflitos, não colocar apenas a sua posição, aceitar novos integrantes, aceitar as opiniões, estar apto para mudanças, aceitar a sua escala, esperar em Deus o momento certo de estar à frente algum serviço, seja como solo, seja como professor, coordenador e etc.

 

Como homem, tenho que cantar como homem, tenho minha fisiologia própria, minhas características, meu timbre, meu tom adequado, minha classificação de voz, minha presença de palco, meu estilo, meu gosto. O problema está na forma como expresso para as pessoas. Será que estou cantando por cantar, tocando por tocar, para me exibir, para mostrar que sei mais do que os outros, para chamar atenção de quem ouve. Todo músico tem como atitude chamar atenção, é natural do ser humano o desejo de valorizar, dar o seu melhor, mas o problema está na forma que transmito a minha profissão ou meu hobbe. Como minha música tem chegado ao receptor final? Você já perguntou as pessoas que te ouvem? Como você tem cantado ou tocado? O que você tem feito?

 

Tem músico que canta e toca sem saber até mesmo o que está fazendo e deve tomar cuidado, pois a música também é comunicação. O segredo é simples para ser um bom músico, o segredo é dar o melhor do seu dom para Deus, é a forma que leva ao resultado. Oferecer o melhor é o diferencial para quem serve a Deus, a missão é evangelizar, a missão do músico é transmitir um som que agrada a Deus! A missão da música no âmbito religioso, é levar as pessoas para Deus e saber utilizar a música adequada para cada momento.

Qual significado da palavra músico?

 

No dicionário Aurélio tem como significado da palavra músico:

 

…indivíduo que tem muita lábia; membro de uma orquestra e que toca algum instrumento.  (Disponível em http://www.dicionariodoaurelio.com/musico)

 

O músico deve tomar muito cuidado com sua expressão, a forma que se fala, saber quando falar e agir, quando cantar e calar. Quando chamar atenção e elogiar. Como ditado popular: “O peixe morre pela boca e muita gente, pela língua”. Temos que pedir a Deus a prudência, discernimento para quando falar e calar.

 

O problema que muitos músicos tem pouco conhecimento e falam demais, tudo que fazemos temos que dominar e conhecer o que amamos. Se você canta bem é porque você esforçou para trabalhar a sua técnica vocal, foi fruto de um esforço. Da mesma forma, se toco bem é porque estudei. Como músicos não podemos viver no comodismo, temos sempre reconhecer quando precisamos de um recesso para dedicarmos, seja no espiritual ou no profissional.

 

Um dos maiores erros de um músico é achar que ele sabe tudo, sabe cantar e tocar melhor do que o outro. Ele nunca está na condição de que precisa melhorar ou aprender, não reconhece seus erros e julga o erro do outro. Por meio desse orgulho que leva ao individualismo, a pessoa começa a se sentir incomodada em cantar com outras pessoas, ela não consegue enxergar o dom do outro com o olhar de Deus, começa ver as falhas e não reconhece as dificuldades que precisam melhorar. Por meio deste orgulho é que leva a pessoa a não ter compromisso com o ministério de música e não ter união. Quando um músico chega a este ponto é porque deixou de lado o sentido de servir a Deus, a pessoa em vez de colocar Deus acima de tudo, ela passa colocar o seu “status” no centro das atenções.

 

Todo músico deve tomar cuidado, deve ter vigilância com oração e Jejum. Por meio da oração que a graça acontece, sem colocar barreiras no Espírito Santo. Tem muitas pessoas colocando barreiras nas pessoas, não deixando que seus dons cresçam para Glorificar o Senhor, não abrem espaços e fecham as portas para as ovelhas e até mesmo para o Espírito Santo.

 

Monsenhor Jonas Abib diz, em seu livro Músicos em ordem de batalhas (2010), que se não converter, será arrancado como o joio. Será um feixe sequinho, ótimo para fazer fogo. Somente o músico que, pela graça de Deus, é trigo, será recolhido e levado ao celeiro do Senhor. Considerado justo, resplandecerá no Reino dos Céus.

 

Temos que pedir a Deus todos os dias que possamos ser convertidos em todas as áreas, porque a conversão é diária, temos estar em vigilância, em ordem de batalhas para qualquer ataque. Se vivemos na graça, o rebanho cresce, os frutos amadurecem, a experiência multiplica, a humildade acontece, o desejo de ajudar floresce, o desejo de viver conforme o Espírito Santo incomoda ao ponto de não conseguirmos viver sem ele e assim a evangelização acontece, seu ministério cresce.

 

Davi era um músico do Senhor, de coração humilde, mas também pecador. Era um homem dócil à escolha de Deus. Davi era um homem adorador! Assim deve ser o músico!

 

Padre Léo dizia que:

 

O bom músico tem que ter bom ouvido e pra ter bom ouvido tem que saber fazer silêncio. Enquanto o jovem não for um especialista do silêncio ele não vai saber ouvir. Escolha a música que vai ser trilha sonora na sua vida, deixa essa canção entrar pelo seu ouvido. Remoa esta canção dentro de você, é preciso criar um trilha sonora para sua vida. Uma experiência mística, é o que está faltando pra muitos de vocês. Músico que não tem mística é um executador de som, mas ele não cresceu porque faltou silêncio pra gestar. A vida é gestada no silêncio. Toda a canção precisa ser gestada no silêncio do seu coração. Tudo aquilo que existe de concreto na vida primeiro foi gestado no coração. Lá no inconsciente profundo existe um lugar que nunca nenhum pecado poderá atingir. Por mais coisas erradas que você já tenha feito esta área é intocável. Esta área é onde se encontra o código original de imagem e semelhança de Deus, é aonde Deus deixou a sua marca definitiva. É essa marca que Deus vai reencontrar no céu, porque não perdemos nunca. Enquanto você não encontrar o melhor dentro de si, você vai continuar produzindo essas músicas que não fazem crescer. Faça uma música que cura e liberta. (Dísponível em: http://wiki.cancaonova.com/index.php/M%C3%BAsica_que_cura_e_liberta

 

Que possamos pedir a Deus o discernimento e sabedoria para sermos cada dia pessoas melhores, músicos melhores e profissionais do Senhor, com o objetivo de evangelizar, tocar os corações, que possamos aprender sermos humildes, que possamos buscar o conhecimento para frutificar o rebanho de ovelhas perdidas que tem os dons e não são usados. Você músico já resgatou alguma ovelha com dons perdidos? Que possamos fazer a experiência do bom pastor e colocarmos no lugar de um filho pródigo.

 

Oremos:

Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou, desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados.

 

Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos a vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.

 

Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós. Amém.

 

Espero que este artigo tenha tocado o seu coração e que possa ajudar no seu crescimento como músico secular, profissional ou religioso, pois também estou aprendendo ao escrever.

LuanLuan Henrique
Experiência em celebrações litúrgicas, Coral e formação em Música Ritual pela Paulinas, contando com mais de 10 anos de envolvimento com a música, atualmente fazendo especialização em Técnica Vocal. Membro do Grupo Musical Som da Harpa, músico da Comunidade Santíssima Trindade e do Ministério de Música Canção Nova Minas.

Revisão de Texto: Rejane Rodrigues