Com as sugestões obtidas na assembléia paroquial realizada em novembro de 2017, a paróquia definiu o plano pastoral proclamar a palavra de 2018

Este PLANO PASTORAL PAROQUIAL é resultado da Assembleia Paroquial de 2017, realizada no dia 5 de novembro de 2017 (domingo), na comunidade Santíssima Trindade. O mesmo tem como objetivo guiar nossos trabalhos pastorais paroquiais de 2018, levando em conta as prioridades escolhidas para a Paróquia do projeto de evangelização arquidiocesano “PROCLAMAR A PALAVRA”.

Esperamos que todas as ideias apresentadas neste plano, que foram discutidas pelos membros pastorais de toda a Paróquia, sejam mais do que um planejamento, mas uma prática diária em nossas comunidades de fé. Como nos orienta a Arquidiocese de Belo Horizonte, devemos vivenciar em nossas comunidades as ações pastorais e sociais, sempre proclamando a palavra para aqueles que mais necessitam.

Este documento é composto de três partes. A primeira, nos relata as avaliações relacionadas aos três compromissos (opção preferencial pela juventude, família e opção preferencial pelos pobres) assumidos pela paróquia em 2017. Na segunda parte, apresentamos o planejamento relacionado aos sete compromissos assumidos para 2018. E a terceira parte deste documento, como ação concreta, é apresentada o calendário paroquial 2018.

Para 2018, temos como meta:

  • Formação de um grupo de ministros da palavra com o carisma da juventude;
  • Intercâmbio entre as comunidades: as comunidades que possuem jovens preparando as celebrações eucarísticas podem ajudar àquelas que estão com essa dificuldade.

 

  1. PLANEJAMENTO 2018

Para o ano de 2018, a Paróquia Verbo Divino focará em 4 prioridades do projeto de evangelização arquidiocesano Proclamar a Palavra.

 

  • Formação Integral e Permanente

 

Âmbito Pessoa » Formação para lideranças (uma vez por semestre).
Âmbito Comunidade » Participação dos membros de pastorais em formações a níveis de Forania, Região Episcopal e Arquidiocese.
Âmbito Sociedade » Entender o papel do Agente de Pastoral Comunitário na articulação das pastorais, entendendo a diferença entre o seu papel e o do Coordenador Comunitário.
  • Protagonismo de Leigos e Leigas

 

Âmbito Pessoa » Esclarecimento do papel do Ministro da Palavra, colocando-os a atuar nas comunidades, quando necessário.
Âmbito Comunidade » Investir nos círculos bíblicos, com maior participação e motivação dos leigos e leigas, através de um material mais rico.» Fortalecimento dos círculos bíblicos, fazendo um levantamento dos lugares que já o possuem e instalar nos lugares que não os possuem.
Âmbito Sociedade » Semana Missionária, em outubro, planejado com base no documento do Ano do Laicato (CNBB).» Realizar missas em regiões periféricas da Paróquia Verbo Divino.

  Fé e Política

 

Âmbito Pessoa » Realizar formação sobre o Fé e Política.
Âmbito Comunidade » Promover o ecumenismo para fortalecimento, através de palestras, caminhadas, rodas de conversa, debates etc.
Âmbito Sociedade » Mostrar o nosso retrato, social e político, e a realidade da nossa Paróquia.

 

  • Catequese

 

Âmbito Pessoa » Proporcionar e incentivar a participação dos catequistas nas formações.
Âmbito Comunidade » Criar um material para encontros em formas de subsídios de forma sugestiva e optativa.» Oferecer mais formações na paróquia, para todas as catequeses, com metodologias diversificadas e diferentes linguagens.
Âmbito Sociedade » Promover uma relação de respeito à diversidade religiosa e as culturas.

 

Equipe (Assembleia Paroquial 2017)

Adimilson

Alwin D’Souza

Anderson

Caio Marques Fernandes

Fábio

Gigi

Maria das Graças da Silva

Rosenilde da Conceição Rosa

Vítor Fórneas

Pároco

Padre Alwin D’Souza

Livreto elaborado a partir das discussões, avaliações e planejamento da Assembleia Paroquial 2017, realizada no dia 5 de novembro de 2017 no salão Arnaldo Janssen, Comunidade Santíssima Trindade, Paróquia Verbo Divino.