No dia 25 de abril, Padre Alwin celebrou 17 anos da sua ordenação sacerdotal.

Nesse dia ele celebrou em ação de graças uma missa na comunidade Verbo Divino em intenção aos 17 anos de sacerdócio. Ele ingressou no seminário em 1988, quando ainda estava com 17 anos. Ordenado em 2002, pelo bispo Cyprian Monis da cidade de Asansol, adotou o lema que vai bem ao seu estilo “Dividir para compartilhar”.

Desembarcou no Brasil em 2003, atuando durante oito anos no município de Trairão no estado do Pará. Em missão viajou no ano de 2012 para Roma na Itália trabalhando nas Catacumbas de Santa Domitila, local em que a Congregação é responsável por administrá-la. De 2013 a 2016 serviu a Paróquia Bom Jesus localizada entre os municípios de Rio do Prado e Palmópolis no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

Na Paróquia ele chegou em outubro de 2016 com a função de ser administrador paroquial. No dia 2 de abril de 2017, foi nomeado Pároco pelo bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança Dom Joaquim Giovanni Mol. Naquela época, a Pascom produziu um vídeo contando um pouco da caminhada sacerdotal de Padre Alwin Dsouza.

Na celebração de 17 anos de sacerdócio, os Paroquianos manifestaram toda a sua alegria e gratidão em uma mensagem lida após o rito da comunhão.

Padre Alwin , hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, de quem a Providência Divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para agradecer mais um ano de sua ordenação sacerdotal. Na vida há acontecimentos e datas que não podemos esquecer e no que diz respeito à sua vocação, muito mais se torna importante fazer memória, principalmente como atitude de ação de graças pelo dom recebido.

A Paróquia Verbo Divino é abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho, sua sabedoria pastoral e também os seus conselhos que sempre direcionam para o caminho certo. Padre Alwin,  festejar mais um ano de ordenação sacerdotal é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, ensinar novas lições, sorrir novos motivos, amar mais ao próximo, dar cada vez mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes, é também amadurecer um pouco mais e olhar a sua missão de lançar as redes como uma dádiva de Deus.

Hoje  compreendemos um pouco a vocação para o sacerdócio como sendo um dom divinal, um dom para o qual é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida como a família, o conforto, os amigos, a liberdade, um verdadeiro despojar-se de si mesmo, para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus. É ser grato, estar disposto, muitas vezes não é compreendido, é ser forte, destemido mesmo que o coração esteja partido pela dor, é ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.

Podemos afirmar Pe. Alwin que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas, aquele que faz da sua vida um culto litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação, amor e entrega aos irmãos e à Igreja, fazendo da sua vida um sacramento intenso e fecundo.

Dia 25 de abril é um dia festivo e abençoado para todos nós da paróquia Verbo Divino mas é, principalmente para Deus, pois ele recebeu há 17 anos o seu SIM. Por tudo isto, Padre Alwin agradecemos pelo seu contínuo esforço, zelo e dedicação e principalmente, por ser este fiel amigo e pai espiritual que conduz, amorosamente, os passos em direção a Deus de seus paroquianos.

Saiba que somos muito felizes e sentimo-nos agraciados por tê-lo em nosso meio. Nós lhe parabenizamos e pedimos as bênçãos de Deus e que a Virgem Mãe Santíssima o cubra e proteja com Seu Manto Celestial, estando à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem em seu caminho.

A Ordenação Sacerdotal é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Padre, que em cada celebração Eucarística o coloca vivo entre nós; pleno de misericórdia, perdão e amor. Parabéns ao senhor neste dia tão grandioso e novamente que Maria, mãe da Igreja plena do Espírito Santo lhe impulsione cada vez mais a assumir sua vida sacerdotal.

Fotos Gislaine Souza e Andreza Soares