Com o objetivo de melhorar a vivência do tempo da Quaresma, a Paróquia do Verbo Divino realizou na tarde do último domingo, 19, o primeiro retiro do ano. O tema foi Espiritualidade Quaresmal e contou com grande participação dos fiéis.

A pregação foi realizada pelo pároco Pe. Alwin Dsouza, SVD, que destacou a importância do retiro para nossa fé. “Retiro significa retirar, e assim encontrar a si mesmo. É a oportunidade que temos para avaliarmos nossa caminhada cristã. ‘Será que minhas atitudes estão agradando ao Senhor Jesus?'”, indagou o pároco.

Baseando no texto do livro do Gênesis que diz que somos imagem e semelhança de Deus, Pe. Alwin, novamente, ressaltou o quão importante somos para o Pai Celestial, e que por isso precisamos encontrá-lo dentro de nós.

O atual tempo litúrgico leva a comunidade católica a realizar exame de consciência, proporcionando, assim, a mudança de dentro para fora: “Precisamos renovar nosso coração, precisamos amar nossos irmãos. Nossas atitudes são para agradar ao Senhor, não as pessoas”, enfatizou o padre.

Após a leitura da palavra do Senhor, as pessoas tiveram a oportunidade de refletirem, vivenciando o “deserto”. Foi o momento para mentalizar os textos bíblicos.

Na volta dessa experiência individual os paroquianos participaram do lanche que teve a partilha como destaque. Cada um trouxe algo para compartilhar com os demais irmãos.

Padre Alwin destacou a importância da Campanha da Fraternidade 2017 e apresentou um vídeo produzido pela CNBB.

Adoração ao Santíssimo e a celebração da Santa Missa do 3º Domingo da Quaresma marcaram o encerramento do retiro, fazendo com que os paroquianos saíssem com a certeza que todos são necessitados de saciar a sede na fonte de água viva que é o próprio Cristo.

RETIRO QUARESMAL

Vitor Fórneas – Jornalista PASCOM