Paroquianos se reuniram na última quinta feira, 26 de maio, na Comunidade São Vicente de Paulo para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, também conhecido como a Festa da Eucaristia – uma das maiores manifestações populares da fé católica. A celebração foi presidida pelo Pároco Pe. Pedro e concelebrada pelo Pe. Carlos. Todas as comunidades da Paróquia estavam presentes na celebração e participaram ativamente nos momentos litúrgicos.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Toda a liturgia da palavra foi voltada para a questão da partilha e da Eucaristia. A Eucaristia é o grande alimento que Jesus deixou à sua Igreja para ser distribuído, em todos os tempos e lugares, a todas as pessoas, a fim de que sejam satisfeitas no sentido da presença da graça em suas vidas.

No Evangelho (Lucas 9,11b-17), o milagre da multiplicação dos pães põe em relevo uma dimensão irrenunciável da Eucaristia: a lição da partilha. Este é seu eixo principal. Como no deserto, tudo começa com a partilha da palavra. A Eucaristia simboliza a partilha que deve acontecer no dia-a-dia do cristão. O pão-Jesus, recebido sacramentalmente, alimenta o discípulo para que esteja sempre disposto a partilhar. Seria contraditório receber Jesus eucarístico e permanecer fechado no próprio egoísmo, insensível às necessidades das outras pessoas. A festa da partilha eucarística deve ser prenúncio da festa da partilha no mundo.

Em sua homilia, Pe. Pedro falou sobre a importância da Eucaristia e do zelo que devemos ter ao recebê-la.



Após a comunhão, os fiéis seguiram em procissão com o Santíssimo, lembrando a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. Os fiéis carregavam velas acesas e entoavam cânticos de adoração e oração ao Cristo, presença Eucarística no meio deles. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo e Sangue de Cristo.

Mais uma vez a Paróquia se reuniu com grande fervor e fé, exemplo de uma Igreja Viva e em comunhão! Parabéns aos paroquianos e paroquianas!

Corpus Christi - 2016

Para ver todas as imagens desta celebração clique na imagem abaixo

Corpus Christi

Texto e fotos: Rafael Felipe – Edição de áudio: Fajardo