As celebrações presenciais voltaram a acontecer na Paróquia Verbo Divino no último final de semana – 15 e 16 de agosto. Devido à pandemia do novo coronavírus uma série de medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio da doença. Entre os fiéis o sentimento é de alegria e emoção por poder retornar à casa de Deus e viver em comunidade depois de quase cinco meses de afastamento.

Cleide Alwin, da comunidade Nossa Senhora da Conceição, conta que durante o período que a igreja não pôde receber a assembleia ela ficou triste. “O sentimento, entre aspas, foi de tristeza, porque ficamos sem a Santa Missa. Mesmo acompanhando pelas redes sociais a gente fica com esta sensação”.

Há 30 anos Débora Caetano participa da comunidade São Vicente de Paulo e ficar este longo período sem poder ir à casa de Deus foi complicado para ela e a família dela. “Foi muito difícil mesmo, pois toda minha família está acostumada a celebrar junta todos os domingos. Ficamos com uma ausência muito grande e sentimos muita falta de vir à igreja”.

Temperatura do fiel é aferida e na sequência as mãos higienizadas (Vitor Fórneas/Pascom Verbo Divino)

Durante o período que os fiéis não puderam comparecer às celebrações presenciais, os meios de comunicação foram a maneira encontrada para suprir a ausência. Djanira Duarte da comunidade São Judas Tadeu conta como foi a experiência. “Para todos nós foi muito difícil não poder vir à igreja. Passar este tempo todo sem poder celebrar em comunidade foi angustiante, mesmo acompanhando a Santa Missa pela TV e internet. Não é a mesma coisa de estar aqui”, relata.

A catequista Viviane Aparecida, da comunidade Verbo Divino, assim como muitos irmãos em Cristo, também ficou muito triste por ter ficado esse tempo todo afastado na vida em comunidade. “Fiquei muito triste, mas compreendi por conta da pandemia que estamos enfrentando. Assisti as celebrações pelo Facebook e YouTube da nossa paróquia”.

Lugares estão marcados e distância respeitada (Júnior Tavares/Pascom Verbo Divino)

Emoção

A volta às celebrações tem sido marcada por restrições, como a diminuição na capacidade das igrejas e mudanças em alguns momentos. Mesmo com o novo jeito de celebrar, a emoção marcou os fiéis na retomada das missas presenciais.

Margarida Simões, da comunidade São Vicente de Paulo, estava duplamente emocionada: primeiro por poder voltar à casa de Deus e por fazer a acolhida da celebração. “Estou muito emocionada. Esta convivência em comunidade pra mim é muito importante. É uma parte muito importante na vida de todos nós que abraçamos a causa de Cristo. Sentimos muita falta”, conta.

Capacidade das igrejas foi reduzida (Victor Hugo/Pascom Verbo Divino)

Há 25 anos Rosani Viaggiano participa da comunidade São Judas Tadeu e ela sentiu aliviada com a volta das celebrações. “Foi a primeira vez que fiquei tanto tempo sem poder vir. Senti-me de volta para a casa do Pai. Foi muito bom. A sensação é de alívio por poder frequentar novamente a casa do nosso padroeiro”, diz emocionada.

A coordenadora dos Ministros da Eucaristia da comunidade Verbo Divino, Maria Eunice, era só alegria com o retorno das celebrações. “Hoje é um dia muito feliz. Só felicidade por poder estar em comunidade e participando desta maravilha que é Jesus Cristo. Isso é motivo de muita alegria”.

Comunidade Verbo Divino tem capacidade para 80 pessoas (Geane Rosa/Pascom Verbo Divino)

Receber Jesus Eucarístico após quase cinco meses foi um momento único na vida de Ana Luíza, da comunidade Nossa Senhora da Conceição. “Emoção que não tem palavras. Quando comunguei foi uma sensação única. Agradeci a Deus por podermos estar voltando às nossas missas presenciais. Foi emocionante demais, desde quando fiquei sabendo da volta. Estar na igreja novamente foi muito gratificante”, conta.

Fábio Fajardo/Júnior Tavares/Pascom Verbo Divino

Agendamentos

Devido às restrições na capacidade das igrejas é preciso fazer o agendamento para celebrar presencialmente. Veja os telefones de contatos das comunidades da paróquia.

Agendamento das Missas Presenciais – Paróquia Verbo Divino Veja como agendar sua participação na Santa Missa nas comunidades de nossa paróquia.#PascomVerboDivino

Publicado por Paróquia Verbo Divino SVD – Contagem em Sexta-feira, 7 de agosto de 2020