A Paróquia do Verbo Divino está realizando diversas formações para os membros das comunidades. Agora será a vez de formar novos Ministros da Eucaristia. O primeiro encontro será realizado na próxima quarta-feira, 8, às 20h, na comunidade Verbo Divino, localizada no bairro São Matheus, e estenderá semanalmente durante o mês de março.
Os Ministros que já estão no ministério também irão participar dos encontros. Com eles, o objetivo é fazer uma reciclagem das orientações da Igreja Católica.
Eliane Mauro, da comunidade São Vicente de Paulo, realizará mais uma vez a formação. Para ela, servir esse ministério é indescritível, e “faltam palavras para explicar a satisfação“. Ela conta que quando está distribuindo a Eucaristia para os fiéis ela se sente um sacrário vivo e a presença de Jesus Cristo em sua vida aumenta ainda mais.
Para o professor Felipe Aquino, da comunidade Canção Nova, “este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o Ministro deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental“.
Ao deixar uma mensagem para os futuros Ministros, Eliane se emocionou e pediu para que eles sejam atuantes no ministério, deixando que ele seja o primeiro em sua vida comunitária, e salientou que “quem se entregar vai se encontrar no Ministério da Eucaristia”.

Eliane servindo o ministério durante a celebração da Páscoa do Senhor. Foto: Graça Oliveira.
Vitor Fórneas