bannerinstitucional

“Foi a mão do senhor que plantou e cuidou desta vinha’’

(Santo Arnaldo Janssen)

No sábado, 10 de setembro, os paroquianos se reuniram na comunidade São Judas Tadeu para celebrar os 141 anos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino.

Paróquia reunida.

Paróquia reunida.

Os missionários iniciaram sua missão  em 1875,  sob a orientação de Arnaldo Janssen, um jovem padre católico alemão cujo sonho era levar o Evangelho a lugares onde ele nunca tinha sido pregado. Em função da ação anti-católica do Governo alemão decretada aos Católicos com duras leis, expulsão de ordens religiosas e repressão da Igreja, Padre Arnaldo firme na sua determinação, atravessou a fronteira em Steyl, Holanda estabelecendo-se em uma pousada às margens do Rio Maas. Em seguida, outros sacerdotes seguiram-no e,  em 8 de Setembro de 1875, ele inaugurou o centro de formação e missão e fundou a Congregação dos Missionários do Verbo Divino, uma ordem de padres e irmãos dedicada à pregação do Evangelho em terras estrangeiras.

IMG_20160910_200836990_HDR

A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Pedro e concelebrada por Pe. Carlos. Em sua homilia Pe. Pedro destacou o papel do Pai misericordioso, apresentado na liturgia da palavra, e convidou os fiéis a não terem medo de retornar a casa do Pai, pois ele sempre estará de braços abertos para acolher com misericórdia. Ao final da homilia fez um apanhado histórico da congregação e falou sobre algumas obras realizadas pelos missionários. Além de mencionar Santo Arnaldo Janssen e São Jose Freinadmtz, fundadores e patronos da congregação.

Pe. Pedro durante sua homilia.

Pe. Pedro durante sua homilia.

Os Santos Arnaldo Janssen e José Freinadmtz 

O ano de 2003 foi muito importante para os Missionários do Verbo Divino. Tiveram mais um motivo especial e de muita alegria em sua trajetória de missão pelo mundo. No dia 05 de Outubro de 2003, Pe. Arnaldo Janssen e José Freinadmetz foram canonizados pelo Papa João Paulo II em Roma.

O Santo Pe. Arnaldo Janssen e São José Freinadmetz seguem caminhando com o crescimento contínuo das comunidades por eles fundadas. Terem se tornando santos é a prova evidente de que os seus trabalhos foram abençoados. Hoje a Congregação dos Missionários do Verbo Divino tem mais de 6.000 missionários trabalhando nos cinco continentes.

Alguns momentos da celebração:

Ministério de música.

Ministério de música.

 

Destaque da Bíblia.

Destaque da Bíblia.

 

Paróquia reunida.

Paróquia reunida.

Texto e fotos: Rafael Felipe – PASCOM Com. São Judas Tadeu