Por Janaína Gonçalves / Pascom Rense
Em clima de concentração e diálogo os padres da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança se reuniram na Comunidade Missionária Villaregia, nesta quinta-feira, 24 de setembro, em Assembleia presidida por dom Joaquim Giovani Mol, bispo referencial para a RENSE e frei Adilson Corrêa, OFM, vigário episcopal.
Durante toda a manhã, os participantes comentaram sobre a Catequese Batismal, as formas de vivenciar o novo itinerário catequético para o Sacramento do Batismo de Crianças, acolhendo um caminho evangelizador com os pais, responsáveis e padrinhos antes, durante e depois do batizado. O objetivo é dar mais vida à catequese que é feita na preparação do batismo, proposto pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Nessa mesma perspectiva, os padres fizeram, também, uma reflexão sobre a Catequese Matrimonial, uma forma didática de trabalhar as questões relacionadas ao matrimônio.
Sobre a catequese desses Sacramentos, dom Mol ressaltou a preparação necessária para quem está à frente das pastorais envolvidas. “É importante e necessário preparar todos os catequistas, criar um itinerário mais enriquecido, de acordo com a realidade de cada paróquia, organizar os passos com o que propõe a Arquidiocese de Belo Horizonte.”
Na visão de alguns presbíteros, é importante que os catequistas envolvidos levem em consideração as várias pastorais em que participam, o que se tornou comum atualmente. Se o catequista já trabalha com batismo ou matrimônio, que se dê prioridade na realização desses trabalhos, não se envolvendo em tantas outras atividades, lembrando da importância das formações.
Padre Vinicius Augusto, CM, da paróquia São José, forania São José (Calafate), disse que as Novas Orientações para a Catequese do Batismo e do Matrimônio fazem parte de um caminho promissor nas comunidades, mas disse que a dificuldade está em estabelecer vínculos. “As pessoas hoje em dia demonstram resistência em ter o compromisso no trabalho pastoral, temos que ter muita paciência para a realização desse processo a fim de propor este caminho como ação evangelizadora.”
Em outro momento da Assembleia, padre Joel Maria, da paróquia Santo Cura Dars, forania São José (Calafate), comentou sobre a Pastoral Presbiteral. Ele ressaltou que ficou decidido, em recente reunião, que a Pastoral Presbiteral vai acompanhar e focar mais as ações voltadas para a vida e o ministério do presbítero, como, por exemplo, articular formações permanentes para o ano de 2016, contando com as sugestões dos padres da RENSE para indicar assessores e temas de formações.
Ainda na Assembleia, os padres fizeram uma breve avaliação sobre a Missa da Esperança, realizada dia 12 de setembro, no Santuário da Saúde e da Paz.
Após positivas considerações relatadas pelos presbíteros, frei Adilson relembrou que a data e horário da missa da Região Esperança são fixos, podendo ser no Santuário da Saúde e da Paz ou em outra paróquia no próximo ano.
Outros assuntos e informações também estiveram na pauta da Assembleia, que terminou com um almoço.