O termo advento ou vinda (do latim adventus), foi aplicado antigamente para a chegada do imperador. Significava também o aniversário de um importante acontecimento.

A Igreja adotou essa palavra para indicar, antes de tudo, o nascimento de Jesus e o seu aniversário; depois, a preparação para tal acontecimento e, por fim, a expectativa de sua segunda vinda. Eis o que diz atualmente o Calendário Romano: “O tempo do Advento possui dupla característica: sendo tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos” (n. 39).

O Advento começa quatro domingos antes do Natal e marca o início do ano litúrgico. Em seu início, os textos litúrgicos referem-se à segunda vinda de Cristo, mas logo, com mais ênfase a partir de 17 de dezembro, passam à preparação imediata de sua vinda na carne, seu nascimento em Belém.