8º Dia – João Batista, mártir da Justiça

Com muita fé e devoção iniciemos, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

Meditemos este oitavo dia da novena à luz do Espírito Santo, rezemos:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

João Batista foi mártir da justiça, ele nunca desistiu de lutar pela justiça, foi decapitado justamente porque acreditava na justiça. João Batista não teve medo de falar a verdade a Herodes, rei da época, que casou com a esposa de seu irmão. Ele falou a Herodes que segundo a lei divina não era permitido casar-se com a esposa do irmão, isso culminou a sua morte. Esse é o destino dos profetas, daqueles que dizem a verdade. Profeta e mártir são sinônimos, porque profeta é aquele que anuncia a verdade, e mártir é quem a testemunha. 

Pedimos hoje para que nós também tenhamos coragem de lutar pela justiça. Hoje, além da injustiça do nosso meio, nas nossas comunidades, bairros no país,  vamos rezar para que nós individualmente possamos viver a justiça, nós precisamos também nos tornar pessoas mais justas, mais dignas, mais honestas, muitas vezes nossas pecados nos afastam dessa justiça, então queremos rezar sim, pela justiça no nosso país, no mundo, mas principalmente rezar, neste dia para que sejamos pessoas mais justas e mais íntegras.

Neste momento façamos as preces e intenções pessoais desta novena.

 

Oração do Dia da Novena

São João Batista, o Divino, nos defenda na batalha contra o mal. Seja nossa defesa contra o egoísmo, a maldade, as injustiças e todas as armadilhas do demônio. A vós recorremos, proteja-nos dos perigos que nos rodeiam no cotidiano. Seja nosso escudo proteja contra o egoísmo e a indiferença a Deus e ao próximo. Nos inspire em imita-lo em todas as coisas, principalmente no amor a justiça e as leis divinas. 

Confiamos que com sua graça, obtenha junto a Deus, os favores e graças que tanta precisamos para conseguir vencer as tentações, misérias, aflições, desonestidade e todo tipo de injustiça do dia a dia.  São João Batista, que seu coração sempre repleto de amor, verdade, compaixão e misericórdia para aqueles que estão aflitos, injustiçados e necessitados, nunca deixe de consolar e assistir a todos nós que invocamos a sua poderosa intercessão. Amém!

São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós.
São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória 

Oração Final – Oração a São João Batista

 Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, ao ser martirizado. Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém.

 São João Batista! Rogai por nós!

 Finalizamos este oitavo dia da novena, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém!