Friday , April 18 2014
Últimas Notícias
You are here: Home / Aconteceu / Na oração do Angelus deste domingo 11/08 papa explica sobre o verdadeiro tesouro do ser humano

Na oração do Angelus deste domingo 11/08 papa explica sobre o verdadeiro tesouro do ser humano

Milhares de fiéis lotaram novamente neste domingo, 11, a Praça São Pedro, no Vaticano, para ouvir e ver o Papa Francisco.  A reflexão do Pontífice, como já é tradição, partiu de um texto preparado, mas o Papa também improvisou e entusiasmou os presentes.

O Papa lembrou que “no Evangelho deste domingo, Lucas nos fala do desejo do encontro definitivo com Cristo, um desejo que nos faz estar sempre prontos, com o espírito desperto, porque aguardamos este encontro de todo coração, inteiramente. Este é um aspecto fundamental da vida cristã”. Envolvendo os fiéis em sua catequese, Francisco convidou a responderem a duas perguntas.

A primeira: “Vocês têm realmente um coração desejoso de encontrar Jesus? Ou seu coração está fechado, adormecido, anestesiado? Pensem e respondam em silêncio, em seus corações”, pediu.

Em seguida, comentou a afirmação de Lucas “onde está o seu tesouro, está o seu coração”, e fez a segunda pergunta. “Onde está o seu tesouro? Qual é para vocês a realidade mais importante, mais preciosa, a realidade que atrai seu coração como um imã? Pode-se dizer que é o amor de Deus? Alguns poderiam me responder: Pai, mas eu trabalho, tenho família, para mim a realidade mais importante è conseguir manter minha família, meu trabalho… Certo, é verdade, mas qual é a força que mantém unida uma família? É justamente o amor de Deus que dá sentido aos pequenos compromissos cotidianos e que ajuda a enfrentar as grandes dificuldades. Este é o verdadeiro tesouro do homem”.

Segundo Papa Francisco, “o amor de Deus não é algo indefinido, um sentimento genérico, não é ar; o amor de Deus tem um nome e um rosto: Jesus Cristo, porque não podemos amar o ar.

Amamos pessoas, e aquela pessoa é Jesus”. “É um amor – explicou – que dá valor e beleza a todo o resto: à família, ao trabalho, ao estudo, à amizade, à arte, a qualquer atividade humana”.

“Este amor dá sentido também – concluiu – às experiências negativas, porque nos permite ir adiante, não ficar prisioneiros do mal, e sim ir além; nos abre sempre à esperança, ao horizonte final de nossa peregrinação. Assim, até os cansaços, quedas e pecados ganham um sentido, porque o amor de Deus nos perdoa”.

O Papa Francisco recordou de seguida a figura de Santa Clara de Assis “que deixou tudo para se consagrar a Cristo na pobreza. Santa Clara dá-nos um testemunho muito belo do Evangelho de hoje: que nos ajude juntamente com a Virgem Maria a vivermos nós também, cada um segundo a sua vocação.”

Seguiu-se a oração do Angelus.

No final o Santo Padre recordou o Solenidade de Nossa Senhora de Assunção que se celebra na próxima quinta-feira 15 de Agosto. Em especial saudou os muçulmanos de todo o mundo como irmãos, lembrando que concluiram recentemente o mês do Ramadão, dedicado de forma especial ao jejum, à oração e à esmola. Como escreveu o Papa na sua mensagem para esta ocasião, “desejo que cristãos e muçulmanos se empenhem a promover um respeito recíproco, especialmente através da educação e das novas gerações.”

O Papa Francisco saudou ainda os romanos e peregrinos presentes e, nomeadamente saudou os jovens que estavam na praça principalmente os de Chicago, Locate, Predore e Tavernola Bergamasca, e ainda os escuteiros de Vittoria. Nas despedidas o Santo Padre repetiu as palavras que foram o tema do encontro do Rio de Janeiro: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.”

A todos desejo um bom domingo e um bom almoço!

Fonte: Radio Vaticano / Canção NovaPapa_jovens_JMJ

About pv-divino

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Paróquia do Verbo Divino: Rua Verbo Divino, 59 – Chácara Cotia – Contagem. Telefone: 31-3397-8571 – Cep: 32.183-050. E-MAIL: verbodivino@paroquiaverbodivino.com