Produção para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques – Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte

O Coral Vozes de Euterpe, da cidade mineira de Brazópolis, relança dois álbuns com preciosidades da música sacra compostas pelos verbitas padres João Baptista Lehmann, Jorge Braun e Peter Piel. Os missionários viveram no Brasil, na primeira metade do século XX, e até hoje suas obras despertam muito interesse entre os admiradores da música e da liturgia.

O Vozes de Euterpe tem mais de cinco décadas de existência e frequentemente apresenta composições dos religiosos da Congregação do Verbo Divino. O relançamento da coleção tem o incentivo da Arquidiocese de Belo Horizonte, dos verbitas da Província Brasil Norte e de empresas privadas.

O primeiro CD “Música Sacra” foi gravado em 2001, acompanhado do órgão de tubos da capela do Colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte. O lançamento foi em 2004, com a presença do coral Mater Verbi, do Colégio Academia de Juiz de Fora-MG. Em 2005, foi produzido o segundo volume, com participação especial do Mater Verbi. As vozes foram sustentadas pelo órgão da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, também localizada na capital mineira. Participaram os organistas Sebastião Oswaldo Aranha de Faria e Antônio Olímpio Nogueira.

O professor Antonio Carlos Faria, ex-formando verbita e consultor do Coral no projeto, explica que a produção do terceiro álbum está na fase de captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Esta última edição também conta com o apoio dos missionários verbitas da Província Brasil Norte e da Tintas Coral.

“É desejo do coral que, neste terceiro CD, se dê visibilidade à Congregação do Verbo Divino, Província Brasil Norte, pois foi nela que se produziu todo o acervo musical a ser preservado”, afirma o professor.

Influência verbita

A relação do Coral Vozes de Euterpe com a Congregação do Verbo Divino existe há muito tempo. Segundo o Prof. Faria, na década de 1950, na cidade de Paraisópolis, distante 20 quilômetros de Brazópolis, Sul de Minas, havia um Pré-Juvenato da Congregação do Verbo Divino. O professor conta que o coral é um verdadeiro relicário da música sacra verbita.

“A convivência com os verbitas e a partilha das músicas, até então cantadas em todas as igrejas católicas, foi despertando um grande laço de amizade e compromisso em preservar as músicas verbitas da famosa coletânea musical ‘Harpa de Sião’, produzida pelo padre João Baptista Lehmann e editada pelo ‘Lar Católico’.”

Vozes de Euterpe

O coral foi fundado em 12 de maio de 1962 por José Rezende Vilela. Desde 1968, ele é o regente dos músicos que já se apresentaram quase 2 mil vezes. O Vozes de Euterpe já gravou várias peças e participou de festivais em diversas cidades brasileiras. Também esteve presente em momentos na sagração episcopal de Dom José Francisco Rezende Dias, primeiro bispo nascido em Brazópolis, e nas celebrações presididas pelo Papa Bento XVI, em maio de 2007, no Santuário Nacional, em Aparecida-SP.

Como adquirir

Os CDs podem ser encontrados no Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte: Rua Mármore, 500 – Bairro Santa Teresa, Belo Horizonte-MG. CEP: 31010-220. Informações: (31) 3465-6200 ou memorialpromocao@arquidiocesebh.org.br.

Também estão à venda no Espaço Boas Lembranças, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté-MG – telefone (31) 3651-5383, e na sede do Coral Vozes de Euterpe: Rua Silvestre Ferraz, 108 – Brazópolis-MG. CEP: 37530-000. Informações: (35) 3641-1557, vozes_de_euterpe@hotmail.com ou www.coralvozesdeeuterpe.com.

No Memorial e na sede do Vozes de Euterpe, cada disco custa R$ 15,00, excluídas as taxas de envio.

Repertório

CD Música Sacra, volume I (2001)

1. Hosanna Filio David – Pe. João Baptista Lehmann, SVD
2. In Monte Oliveti – Pe. Lehmann, SVD