
(Por: Alessandro Faleiro Marques – Província Verbita Brasil Norte)
Os missionários do Verbo Divino da Província Brasil Norte (BRN) estão reunidos desde segunda-feira na Casa de Retiros São Francisco Xavier, no Distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins-ES. Eles participam de um momento de formação permanente e compõem a assembleia na qual será escolhido o novo governo provincial. O encontro termina na sexta-feira (16).
O professor da Fundação Dom Cabral, Eduardo Véras, assessora a formação permanente. Ele apresenta o planejamento estratégico e o plano de ação desenvolvido pela Esdeva por meio da PCS (Parceria para o Crescimento Sustentável) realizada com a fundação.
Segundo Padre Provincial Anselmo Ribeiro “É uma oportunidade de avaliarmos os últimos anos de gestão da Associação Propagadora Esdeva, com um olhar sobre a maturidade da mantenedora e a responsabilidade sobre os recursos destinados à missão, sobretudo na educação”.
Novo governo
Na quinta-feira, 15, os missionários elegerão o provincial e os quatro conselheiros da BRN. Padre Anselmo, que conclui seu segundo mandato consecutivo, conta que a escolha ocorre a cada três anos. Entre os conselheiros, é escolhido o vice-provincial e o admonitor, este último é responsável por falar em nome da Congregação quando necessário e animar os superiores no seguimento das Constituições da SVD.
“O governo provincial constitui também o Conselho de Administração da Associação Propagadora Esdeva, pessoa jurídica da Província Brasil Norte e mantenedora de suas atividades educativas e missionárias”, explica Pe. Anselmo. Ele lembra que também há votação para o Conselho Fiscal da Esdeva. Conforme o Direito Canônico, os nomes escolhidos devem ser confirmados pelo governo-geral da Congregação, sediado em Roma.
Segundo Pe. Anselmo, o novo triênio inicia-se em 1º de janeiro de 2017 e se estende até 31 de dezembro de 2019. A celebração de posse dos novos superiores ainda não foi definida.
Jubilares
No encontro de Santa Isabel, os verbitas também celebram o jubileu dos missionários que dedicam a vida ao anúncio do Evangelho. Como ocorre todos os anos, durante a confraternização de setembro, são homenageados os confrades que completam 25, 50, 60 e até 70 anos de votos e, ou, ordenação presbiteral.
Fonte: Pe. Anselmo Ribeiro – Foto: Casa de Retiros São Francisco Xavier (Facebook).