Desde 2005, os católicos de Três Rios-RJ e região podem acompanhar pela tevê as missas dominicais presididas pelos missionários do Verbo Divino na Matriz de São Sebastião. As imagens da celebração das 19h chegam ao público pela TV 3. A liturgia também pode ser assistida em todo o mundo, por meio da internet.

A emissora foi criada em 2002 pelos irmãos Antonio Carlos Oliveira e Marcos Oliveira. O objetivo era oferecer programas produzidos na própria região. Os dois fundadores, ambos católicos, também quiseram levar a Igreja para mais perto do telespectador, principalmente das pessoas impossibilitadas de ir à matriz.

Depois de procurarem o verbita padre Anselmo Ribeiro, atual provincial e, na época, missionário na cidade fluminense, eles obtiveram autorização da Província Brasil Norte. A Congregação do Verbo Divino acolheu com entusiasmo a proposta.

“A tevê, como meio para anunciar a Palavra de Deus, proporciona um alcance muito superior aos dos nossos púlpitos. Esse foi um dos motivos que nos fizeram abraçar a proposta da TV 3”, afirma Pe. Anselmo.

Apoio dos fiéis

Desde o início, a iniciativa tem tido grande sucesso. Segundo o atual pároco, o verbita Pe. Roshan D’Souza, a Paróquia São Sebastião abraçou com alegria a causa. “Como a cidade cresceu bastante, por este meio, a paróquia quis chegar às casas das pessoas”, diz.

Padre Roshan conta também que os fiéis dão grande apoio. “Isso é uma coisa deles, que acontece na sua vizinhança. Quando a missa não é transmitida, as pessoas cobram da TV 3. Muitas pessoas acompanham as missas dominicais através da tevê.”

O missionário explica que as celebrações são preparadas com muito cuidado pelas equipes. Segundo Pe. Roshan, os paroquianos também capricham na criatividade. “Como a missa é transmitida, as pessoas vêm preparadas”, conta.

Alta definição

Nas celebrações normais, a TV 3 utiliza duas câmeras fixas e mais duas câmeras-robôs operadas diretamente da sala de controle, na sede da emissora. Em missas que demandam maior complexidade, como as realizadas em praça pública ou em datas especiais, participa uma equipe de até 12 profissionais e também é usada uma unidade móvel.

Em um comunicado enviado à redação do Portal SVD-Esdeva, Antonio Carlos e Marcos revelam que estão sendo testadas novas tecnologias. Já em setembro, o público terá acesso à missa em imagens de alta definição.

Há um projeto de atualização de todo o equipamento que está instalado na Igreja. A ideia é adaptá-lo aos novos padrões técnicos da televisão brasileira. Segundo os coordenadores, a proposta é que a missa chegue aos lares da melhor forma possível, estreitando o contato entre a população e a Igreja.

“Hoje estamos no processo de atualização dos equipamentos e, com certeza, vamos conseguir realizá-lo através do nosso atual pároco, Pe. Roshan, e sua equipe colaboradora.”

Clique para assistir à TV3.

A TV 3 também pode ser acessada pelo Facebook, no endereço www.facebook.com/EmissoraTv3/.

Produção para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques – Foto: Paróquia São Sebastião, Três Rios-RJ.