Paris (RV) – O presidente do Conselho Regional de culto muçulmano da Haute-Normandie, responsável pela Mesquita de Saint-Etienne-du-Rouvray, se disse “chocado com a morte do meu amigo”, o Padre Jacques Hamel, assassinado em sua igreja na manhã desta terça-feira, 26 julho, ao celebrar a missa.

“Eu não entendo, todas as nossas orações vão para sua família e para a comunidade católica”, declarou Mohammed Karabila. “Ele foi alguém que deu sua vida pelos outros. Fomos surpreendidos na mesquita”, afirmou.

Foi nesta mesma mesquita que teve lugar uma cerimônia fúnebre em memória à Imad Ibn Ziaten, o pára-quedista morto em 11 de março de 2012 em Toulouse, aos 30 anos, por Mohamed Merah.

O sacerdote e o Imã reuniram-se várias vezes “durante solenidades públicas”. “Nós fizemos parte de uma Comissão Inter-religiosa por 18 meses. Discutimos religião e sobre como aprender a vivermos juntos”, precisou Karabila.

“Faz 18 meses que estão atacando civis, agora eles procuram símbolos religiosos e usam como pretexto a nossa religião, o que não é inadmissível”, condenou ele.

A mesquita de Saint-Etienne-du-Rouvray foi inaugurada em 2000 em um terreno oferecido pela paróquia católica da cidade.

O ataque à igreja foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Papa Francisco

O Santo Padre enviou uma mensagem de pesar ao Arcebispo de Rouen, França, Dom Dominique Lebrun, pelo atentado perpetrado, nesta terça-feira (26/07), na igreja de Saint-Etienne de Rouvray, onde pelo menos três pessoas morreram.

Na mensagem, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, o Papa assegura sua proximidade espiritual e se une em oração ao sofrimento das famílias e à dor da paróquia e da Arquidiocese de Rouen.

O Pontífice pede a Deus, Pai de misericórdia, para que acolha Pe. Jacques Hamel na paz de sua luz e conforte as pessoas atingidas. O Papa está perplexo com este ato violento e pede a Deus a paz para o mundo.

Francisco pede ao Senhor para que inspire pensamentos de reconciliação e fraternidade neste novo evento e derrame sobre cada pessoa suas bênçãos copiosas.

Arcebispo de Rouem Dominique Lebrun

Presente em Cracóvia para a Jornada Mundial da Juventude, divulgou um comunicado através do Twitter da Igreja católica na França (@eglisecatho), após tomar conhecimento do assassinato do sacerdote Jacques Hamel, na Igreja Saint-Etienne-du-Rouvray.

“De Cracóvia soube da matança ocorrida esta manhã na Igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray. As três vítimas: o sacerdote, Padre Jacques Hamel, 84, e os autores do assassinato. Três outras pessoas ficaram feridas,  sendo uma delas gravemente. Eu clamo a Deus com todos os homens de boa vontade. Convido os não-crentes para participarem deste clamor! Com os jovens da JMJ, nós rezamos como rezávamos junto ao túmulo do Padre Popielusko, em Varsóvia, assassinado durante o regime comunista”.

“O Vigário Geral, Padre Philippe Maheut, chegou à Igreja Saint-Etienne-du-Rouvray momentos após o ataque, disse o Arcebispo.  Eu estarei na noite de hoje em minha Diocese junto às famílias e à comunidade paroquial que está chocada. A Igreja Católica não pode usar outras armas que a oração e a fraternidade entre os homens. Eu deixo aqui centenas de jovens que são o futuro da humanidade, é verdade. Peço-lhes para não ceder à violência e se tornarem apóstolos da civilização do amor”.

Cardeal Jean-Louis Tauran

Por sua vez, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, manifesta a sua participação nesta “grande provação que a comunidade católica na França está vivendo hoje” e expressa “sua comunhão espiritual e solidariedade na esperança”. (MJ)