Por: Fonte: Dimensão Jupic BRN – Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques – Fotos: divulgação.

A Dimensão Justiça, Paz e Integridade da Criação (Jupic), da Província Brasil Norte (BRN) dos missionários do Verbo Divino, lançou o subsídio “Conversando sobre mineração e meio ambiente”. A obra apresenta 13 encontros que abordam o novo Código da Mineração, o uso da água, aspectos econômicos, espiritualidade, entre outros assuntos.

O trabalho é direcionado principalmente aos formadores de grupos de Jupic, grupos de fé e política e coordenadores de pastorais sociais. Jovens e comunidades educativas, de moradores e eclesiais também são convidados a estudar o tema.

O texto foi elaborado pelo verbita padre Ozanan Carrara (foto), animador de Jupic na BRN. Ele explica que a ideia de destacar a questão minerária surgiu diante da iminente votação, no Congresso Nacional, do Marco Regulatório da Mineração. “Tal Marco pode aumentar em até cinco vezes a exploração minerária em nossos territórios diante de um quadro já caótico”, afirma.

O religioso explica que o conteúdo é baseado emPESQUISAS científicas e na experiência de comunidades e agentes de pastoral que acompanham o problema. Padre Ozanan conta que, ao estudar o tema, ficou impressionado com os danos que a mineração provoca ao meio ambiente e aos direitos humanos. O missionário também demonstrou preocupação com os chamados minerodutos, grandes consumidores de água.

“É necessário que todos tenham as informações suficientes antes da instalação dos megaprojetos, possam ver as experiências de comunidades onde tais projetos já foram implantados e conheçam suas consequências antes de dar apoio a eles”, alerta. O verbita também denuncia que os governos estaduais não protegem ou socorrem trabalhadores e atingidos, e são coniventes com empresas depredadoras.

Ao ser perguntado se acredita ser possível coexistir atividade minerária e respeito ao meio ambiente, Pe. Ozanan acha que é difícil, mas que caminhos podem ser buscados para atenuar as consequências. Ele sugere a criação de áreas livres de mineração, como mananciais de água potável, florestas, localidades indígenas e quilombolas, e de proximidades com as cidades. Ele ainda propõe evitar o uso dos minerodutos.

Baixe o subsídio: “Conversando sobre o meio ambiente e mineração” 

Recentemente a produtora Verbo Filmes” lançou um documentário relacionando “Igrejas e Mineração na America Latina”, confira.