“Façam a tua parte que Eu (Deus) farei a minha.” (Ditado popular).

Reze pelo milagre, mas aja para que ele se concretize.

Você conhece ou já ouviu falar no Janeiro Branco?

janeiro-branco

É uma campanha que busca mostrar que as pessoas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesma. Ele existe desde de 2014 e é um projeto atemporal e estratégico, para que todas as pessoas reflitam em suas vidas, debatam e planejem em prol da Saúde Mental e da felicidade pessoal.

 Estamos começando o ano e abrem-se mais portas e oportunidades a nossa frente. E aí o que fazer? Nem adianta fazer mil planos, se você tem dificuldades ou faltam recursos ou apoio para alcançá-los. Autoconhecer-se pode levá-lo ao seu objetivo com mais rapidez e principalmente, como propõe o Janeiro Branco com menos sofrimento mental.

Infelizmente, as perspectivas, segundo a OMS (Organização Mundial de saúde) não são boas para a Saúde Mental das pessoas (já falamos deste tema em outro artigo). Mas esperar que isto aconteça devido acontecimentos do dia a dia? Casamento infeliz, amizades falsas, relacionamentos desgastados, desemprego, crises, etc. nos torna vítimas das situações e fará com que jamais saiamos desta mesmice, e ainda mais trágico, passando isto de geração a geração como uma “maldição”. Como disse Einstein, “A escolha é clara: ou não fazemos nada e permi­timos que um futuro miserável e provavelmente catastrófico nos alcance, ou usamos nosso conheci­mento sobre o comportamento humano para criar um ambiente social no qual poderemos viver vidas produtivas e criativas, e fazemos isso sem pôr em risco as chances de que aqueles que se seguirão a nós serão capazes de fazer o mesmo.” Ou tragicamente nos tornaremos e confirmaremos as estatísticas da OMS sobre as Saúde Mental; depressão, ansiedades variadas, fobias, distúrbios de toda natureza. E é dentro desta proposta que gostaria de apresentar-lhes o Janeiro Branco.

“Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além” Leminski.    VOCÊ é unicamente responsável por suas escolhas, e conhecer-se, fará com que caminhe em direção do que é SEU, não o ditado pela TV ou trazido inconscientemente por questões de ambiente familiar, ou para tornar-se socialmente acolhido ou “aceito” ou culturalmente adequado, ou sofrer por questões diariamente “enfiadas” em sua cabeça, muitas vezes sem você nem perceber ou “sentir” ou ter conhecimento, e o pior, assim acaba por ignorar-se.

Fazemos cheque-ups, cuidamos de nossa saúde física constantemente, mas nem percebemos que muitas vezes estas patologias físicas, podem e provavelmente, devem estar ligadas as emoções ou falta de conhecimento a cerca de seus potenciais e limitações. Ainda existe um preconceito totalmente errôneo e ignorante, que quem procura psicólogo é “louco”, costumo brincar que “é exatamente para não ficar louco”.

Vou encerrar propondo uma reflexão a cerca do Janeiro Branco, caso tenha dúvidas, queira saber mais, existe um site onde podem informar-se e até mesmo orientá-los quanto a estas questões:

Site: http://janeirobranco.com.br/ e

Facebook: https://www.facebook.com/campanhajaneirobranco

“Se procurar bem, você acaba encontrando – não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”.  Carlos Drummond de Andrade

Procure um psicoterapeuta ela te apoiará durante a caminhada. Sucesso. Deus os abençoe! Lara Reis