Sunday , April 20 2014
Últimas Notícias
You are here: Home / O Papa / Intenções de dezembro do Santo Papa é dedicado as crianças e para preparar bem o natal

Intenção Geral-

Não esquecemos as crianças

São muitos os milhões de crianças no mundo que não têm as mínimas condições de vida, que são vítimas de violências físicas e psicológicas, que sofrem toda a espécie de abusos, muitos deles de carácter sádico. Segundo as estatísticas, só as chamadas «crianças de rua», que vivem entregues a si mesmas ou são vítimas de exploradores, atingem os 200 milhões, algumas delas ainda de tenra idade.

As crianças são sempre as maiores vítimas da violência, dada a sua vulnerabilidade, que as torna aliciáveis por gente sem escrúpulos, porque não podem fazer ouvir a sua voz e não possuem capacidade de defesa em qualquer sector que seja.

A raiz da tragédia humana que afecta as crianças está na família: famílias desunidas ou separadas, pais que não sabem educar os filhos, pais que simplesmente põem os filhos fora de casa.

Uma criança não pode sobreviver física e psicologicamente sem amor e, portanto, quando este amor falta, a criança não poderá nunca alcançar um desenvolvimento normal. A criança clama por amor, como clama pelo pão, porque são dois alimentos indispensáveis para a construção de uma vida.

Como podemos ver no Evangelho, Cristo tinha um carinho especial pelas crianças, chegando mesmo a afirmar que o Reino dos Céus é daqueles que são como elas.

A Igreja, na sequência da atitude de Cristo, possui numerosas instituições para a protecção dos mais pequenos. Mostra assim ter uma profunda percepção dos sofrimentos e injustiças suportados pelas crianças no mundo.

Os Estados em geral e as várias nações em particular têm a grave obrigação de proporcionar aos seus membros, sobretudo os mais fracos, os meios necessários para que possam ter uma vida digna e um futuro que os realize.

Rezemos, neste mês em que celebramos o nascimento de Jesus, para que as crianças do mundo inteiro possam ter o carinho e o amparo que Jesus teve desde o seu nascimento.

papa chimarrao 2

Intenção Missionária

Preparar o Natal

Todas as festas têm que ser preparadas. E quanto maior é a festa, mais cuidada deve ser a sua preparação.

E o Natal é a grande festa do cristão. É verdade que a Páscoa é a festa número um do Cristianismo, mas Cristo não podia ressuscitar se não tivesse nascido… Neste sentido, o Natal é a festa fundamental entre todas.

Mas enquanto as festas em geral têm uma preparação meramente exterior, o nascimento de Cristo exige uma preparação sobretudo interior. Isto não exclui que outras componentes do Natal, concretamente a chamada consoada, devam ser esquecidas, mas o cristão não pode esquecer que o principal é a vivência interior do nascimento de Jesus.

Porém, infelizmente, muitos cristãos limitam-se, praticamente, à parte exterior, esquecendo-se de viver o Advento, como tempo de preparação para o Natal, a fim de este ser vivido cristãmente e não como mais uma festa.

E a atitude espiritual de espera vigilante e orante deve ser a fundamental a exercitar no tempo do Advento. Foi, certamente, esta a atitude que tiveram Maria e José. Com que emoção eles não terão preparado o nascimento de Jesus, sobretudo nos dias que o precederam imediatamente!

Nós, cristãos, temos a missão de difundir, por meio do testemunho da nossa vida, a verdade do Natal que este nos traz cada ano. Esta verdade continua a ser necessária num mundo que vive, tantas vezes, na mentira, no fingimento, nas aparências. O Natal não é a mera recordação de um acontecimento do passado, mas um facto presente, tão verdadeiro como foi há dois mil anos.

Que o Menino Jesus, ao nascer, não nos encontre distraídos. Preparemos na nossa alma e na nossa família uma digna morada, onde Ele Se sinta acolhido com fé e amor.

About pv-divino