A PRESENÇA CRISTàNA MÍDIA SOCIAL: SOBRE LINGUAGEM, PASTORAL E COMUNICAÇÃO –Evento gratuito e beneficente vai refletir sobre o uso da mídia social por parte dos cristãos

Nos dias 2 e 3 de maio de 2019, o Instituto Santo Tomás de Aquino realizará a II Jornada Social com o tema “Presença cristã na mídia social.” O objetivo é refletir sobre a linguagem cristã na web e debater formas de se comunicar e fazer pastoral na rede. Para ajudar nas reflexões, o Instituto receberá o teólogo, conferencista e escritor Ed René Kivitz, autor dos livros “Vivendo com propósitos”, “Outra Espiritualidade”, “O livro mais mal humorado da Bíblia”, “Talmidim (diário)”, “Talmidim (semanal)” e “Sobre/Viver: 365 fragmentos de sabedoria dos Provérbios”. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Ed René é o idealizador do Fórum Cristão de Profissionais e atua, desde 1989, como pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo.

O evento é dividido em dois momentos. Na quinta-feira, dia 2/5, às 19h30, o convidado fará uma conferência com o tema “Cristãos na rede: reflexões acerca da linguagem em tempos de hiperconectividade”. O objetivo deste primeiro momento é colocar luz nas questões que envolvem os cristãos na rede social. Onde começa e termina o direito de manifestar a opinião, acima de tudo e de todos? Como lidar com os discursos de ódio e intolerância por parte de inúmeras denominações religiosas cristãs? A disseminação de fakenews e as imagens construídas por meio das mídias: a sociedade adoeceu? Existe um código de conduta que deveria iluminar o uso da rede social, sobretudo por parte dos que se intitulam e se consideram cristãos? Questões como essas serão tratadas na conferência do dia 2.

E na sexta-feira, dia 3/5, das 7h30 às 11h, Ed René participará de uma mesa redonda com o tema “Comunicação e Pastoral em tempos de redes sociais”, ocasião em que apresentará o trabalho pastoral e de comunicação da Igreja Batista de Água Branca (IBAB). Sem rádio, sem TV, sem outras células da Igreja espalhadas pelo Brasil, a IBAB desenvolve um trabalho primoroso de comunicação por meio das mídias sociais, com destaque para o seu canal no YouTube.

Para compor a mesa, apresentada pela professora Ivna Sá, o Instituto receberá também o professor de Filosofia do ISTA, Paulo Sérgio, e o padre Geraldo Gabriel da Diocese de Divinópolis/MG.

Durante a II Jornada Social, os participantes poderão ainda ver o trabalho acadêmico de Pastoral e Comunicação dos alunos do 5º período de Teologia, orientados pela professora Ivna Sá. Em 14 painéis, será apresentado um “raio x” da presença cristã na rede, com a análise de 14 igrejas, comunidades ou figuras públicas sugeridas pela professora e pelos alunos. Dentre os trabalhos, estão:

• PAPA FRANCISCO OFICIAL
  • CNBB: JOVENS CONECTADOS & PASTORAIS SOCIAIS
  • SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
  • COMUNIDADE CANÇÃO NOVA
  • COMUNIDADE COLO DE DEUS
  • PADRES CATÓLICOS: MARCELO ROSSI, FÁBIO DE MELO, REGINALDO MANZZOTTI E CHRYSTIAN SHANKAR
  • PADRE PAULO RICARDO
  • IGREJA BATISTA DA LAGOINHA
  • IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
  • IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS
  • IGREJA BOLA DE NEVE
  • SILAS MALAFAIA
  • PASTOR CLÁUDIO DUARTE
  • IGREJA BATISTA DE ÁGUA BRANCA & ED RENÉ KIVITZ

Na noite da quinta, dia 2, serão sorteados dois ingressos para o festival gastronômico que ganhou o coração dos mineiros.