Por Alessandro Faleiro da SVD SDEVA

O movimento “Iglesias y Minería” e a Dimensão Justiça, Paz e Integridade da Criação (Jupic) da Província Brasil Norte dos missionários do Verbo Divino lançam o documentário “Igrejas e mineração na América Latina”. A produção de 24 minutos mostra o sofrimento que grandes projetos de mineração levam principalmente a comunidades rurais, quilombolas e indígenas em diversas regiões do Brasil e da América do Sul.

A reportagem destaca ainda o trabalho de agentes de pastoral e ambientalistas que lutam ao lado do povo, ajudando a alertar a sociedade para o risco dos empreendimentos conduzidos por grandes companhias. Os danos vão muito além do extermínio da natureza. Em algumas regiões, há o aumento também de problemas sociais, como violência, alcoolismo, prostituição e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Há depoimentos de bispos, religiosos, leigos e moradores de áreas atingidas. Eles falam sobre o prejuízo que a depredação ambiental leva não somente ao povo diretamente afetado, mas também ao planeta como um todo. Um dos assessores para a elaboração do roteiro foi o verbita padre Ozanan Carrara, coordenador provincial de Jupic. O vídeo, produzido pela Verbo Filmes, pode ser assistido no Youtube (veja abaixo).

Iglesias e Minería

O movimento “Iglesias y Minería” é uma rede latino-americana de comunidades cristãs e de religiosos que se articulam em espírito ecumênico. Entre os objetivos está o de responder aos impactos da mineração, defender os territórios e cuidar da Criação. A iniciativa é apoiada por diversos bispos das três Américas, pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), pelo Departamento de Justiça e Paz do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e pelo Conselho Latino-Americano das Igrejas.

Veja tambem: Verbitas assinam nota coletiva de repudio a ação de mineradoras.