Os Missionários do Verbo Divino são uma congregação católica que trabalha pelos pobres, pelos negligenciados e demais desfavorecidos, em mais de 70 países em todo o mundo.
Por mais de um século nossos sacerdotes e irmãos ajudam aqueles que precisam construir um futuro melhor. Muitas vezes o seu trabalho os leva para terras tão remotas que não existem serviços que consideramos essenciais. Não há eletricidade ou água potável. O acesso a saneamento básico e a médicos é difícil, se disponível. Educação formal, como sabem, não existe.
O trabalho dos Missionários do Verbo Divino é, primeiramente e mais importante, pregar o Evangelho onde ele não é ainda conhecido ou insuficientemente. A pregação do Evangelho nas comunidades é feita através das quatro dimensões características da SVD que são a Bíblia, a comunicação, animação missionária e a JUPIC (Justiça e Paz e a Integridade da Criação). Compartilhando Cristo através da palavra trazem conforto para aqueles que passam por necessidades, paz para aqueles que sofrem e construímos vibrantes comunidades católicas de fé.
Cristo também é compartilhado por meio de ensino do trabalho agrícola, da construção de hospitais para os doentes e de escolas para educação dos pobres.
Missão: Trazer o amor, os ensinamentos e a compaixão de Cristo para todas as pessoas especialmente os mais necessitados.
Quando Santo Arnaldo Janssen fundou a Ordem dos Missionários do Verbo Divino, em 1875, seu sonho foi fazer Jesus conhecido para todas as pessoas, em todas as nações. A nossa missão, firmemente enraizada no sonho da Santo Arnaldo, é seguir a ordem de Cristo de pregar o Evangelho a todas as Nações por meio do Ministério pastoral e sacramental, de ensino e de trabalho entre as pessoas em necessidade.
Oferecemos a palavra de Deus para as áreas mais carentes e remotas do mundo, trabalhando em primeiro lugar, onde o Evangelho ainda tem que ser pregado e em Igrejas que estão lutando para sobreviver. Partilhamos Cristo através do serviço, ensino e cuidado dos doentes e pobres.
História
Os Missionários do Verbo Divino iniciaram sua missão em 1875, sob a orientação de Arnaldo Janssen, um jovem padre católico alemão cujo sonho era levar o Evangelho a lugares onde ele nunca tinha sido pregado. Em função da ação anti-católica do Governo alemão decretada aos Católicos com duras leis, expulsão de ordens religiosas e repressão da Igreja, Padre Arnaldo firme na sua determinação, atravessou a fronteira em Steyl, Holanda estabelecendo-se em uma pousada às margens do Rio Maas. Em seguida, outros sacerdotes seguiram-no e, em 8 de Setembro de 1875, ele inaugurou o centro de formação e missão e fundou a Congregação dos Missionários do Verbo Divino, uma ordem de padres e irmãos dedicada à pregação do Evangelho em terras estrangeiras.
De 1888 a 1913, a SVD expandiu-se rapidamente, com novos centros de missão européia, estabelecidos em Roma, Áustria e Alemanha. Após a formação, foram enviados numerosos missionários para Argentina, Togo, Papua-Nova Guiné, Indonésia e Índia para difundir a palavra de Deus. Depois, Padre Arnaldo Janssen enviou o primeiro missionário para os Estados Unidos, o Irmão Wendelin Meyer SVD que chegou em Hoboken, New Jersey, em 1895, com a atribuição de procurar apoio financeiro para a congregação através da venda de publicações do Verbo Divino. Logo, ingressaram o irmão Homobonus Stiller SVD e três outras pessoas, que tomaram juntos os primeiros passos para estabelecer uma Comunidade do Verbo Divino com sacerdotes e irmãos no novo mundo. Padre John Peil SVD chegou a liderar a Comunidade que crescia e em 1899, eles se estabeleceram em uma fazenda ao norte de Chicago, lugar que é conhecido hoje como Techny, no estado de Illinois. Eles desenvolveram rapidamente a propriedade para servir a sociedade e a comunidade local. Eles estabeleceram em St Norbert , uma escola de comércio para órfãos adolescentes e escolas secundárias, uma prensa tipográfica, um lar para idosos e, em 1909, fundaram o Seminário de Santa Maria, o primeiro seminário nos Estados Unidos dedicado aos candidatos de formação para missionários sacerdotes e irmãos em terras estrangeiras.
Techny é apenas uma das muitas comunidades nos Estados Unidos, onde missionários do Verbo Divino vivem, trabalham e rezam. Em todo o mundo, existem mais de 7000 missionários ativos na Congregação do Missionários do Verbo Divino atuando em mais de 70 países. Nossos missionários dedicam suas vidas à partilha do amor de Cristo, aos ensinamentos e à compaixão, enquanto estão trabalhando para construir vibrantes comunidades católicas em todo o mundo.
Continuamos a ser uma das poucas Congregações católicas de religiosos que está em crescimento estável em número de membros. A cada, ano perto de 1000 seminaristas prepararam-se para seus estágios finais da formação básica antes da ordenação.
Linha do tempo:
1879 – Os primeiros missionários do Verbo Divino foram enviados à China.
1892 – A chegada dos 5 primeiros missionários do Verbo Divino no Togo.
1895 – A chegada dos primeiros missionários do Verbo Divino ao Brasil.
1946 – Consagração do primeiro Cardeal chinês, Thomas Cardeal Tien Ken-sin SVD, Arcebispo de Beijing.
1966 – Bispo de Harold Perry SVD tornou-se o primeiro bispo afro-americano nos Estados Unidos.
1975 – Beatificação dos Padres Arnaldo Janssen e José Freinadematz.
1985 – Padre Joseph Tri Vu SVD foi o primeiro sacerdote vietnamita a ser ordenado como um SVD.
2003 – a primeira casa de SVD é estabelecida na Rússia. Padre Arnaldo Janssen e Padre José Freinademetz foram canonizados pelo Papa João Paulo II.
Você que é jovem e sonha em servir a Deus na Vida Religiosa Consagrada, faça parte dessa família Religiosa e Missionária que é a SVD.
Para maiores informações consulte o site da pastoral Vocacional da SVD. pastoralvocacionalsvd.blogspot.com