Os cinco aspirantes verbitas da Província Brasil Norte, acompanhados do promotor vocacional, o Pe. Bernardo Asmon, participaram da Semana Missionária Vocacional em Candeias, município de cerca de 15 mil habitantes, localizado no Sudoeste de Minas Gerais. A ação, realizada entre os dias 10 e 17 deste mês, envolveu outras cinco congregações masculinas e femininas, entre estas também as missionárias servas do Espírito Santo. Participaram ainda leigos e seminaristas da Diocese de Oliveira.

O rito de envio dos missionários foi no sábado (10), durante a missa pelo jubileu de 25 anos de ordenação presbiteral do padre Paulo José Machado, vigário da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Durante os quatro primeiros dias, as missões foram concentradas nos bairros próximos ao centro da cidade. Do dia 14 ao 16, sexta-feira, os evangelizadores se dedicaram à população das áreas rurais.

Os missionários visitaram famílias, priorizando as residências de enfermos e idosos. As equipes também passaram pela Vila Vicentina, o hospital, escolas, creches e a APAE. Alguns também participaram de programas na rádio. Ao fim de cada jornada, os evangelizadores e pessoas das comunidades celebraram juntos a missa nos bairros.

Olhar dos futuros verbitas

A experiência foi marcante para os aspirantes Douglas Silva, Nelson da Costa, Robert Dantas, Matheus Stein e Darlan do Nascimento. Na Semana Santa, eles já haviam participado de outra missão no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas. As atividades fazem parte do itinerário de formação e discernimento dos futuros missionários verbitas que vivem e estudam em Belo Horizonte-MG.

“O que mais me chamou a atenção foi ter voltado às minhas raízes e poder comungar de uma fé viva que o povo do interior vive bem e com fervor no coração”, revela Darlan, natural de Tiradentes-MG.

Matheus e Nelson contam que, além da fé, a simplicidade, a alegria e a união das pessoas fizeram com que eles se sentissem em casa. Também ficaram impressionados com a confiança que o povo depositou neles e nos outros missionários.

“Marcou-me a preocupação da comunidade para conosco. Um exemplo foi uma senhora de 87 anos. Ela andou muito, levando-nos às residências. Voltamos para casa com uma experiência de amor, bondade e caridade”, confessa o aspirante Robert.

Para o jovem Douglas, a experiência é muito importante para conhecer outras realidades e formas de viver a fé. No caso da missão em Candeias, o aspirante sublinha a maneira com a qual os idosos e os enfermos lidam com as dificuldades da vida. “Eles mantêm a esperança e sempre se apoiam na fé e na família. Acredito que isso lhes dá forças para vencer a doença e viver feliz, apesar de tudo”, revela.

Ordenação

O programa da Semana Vocacional Missionária contou ainda com a celebração de Corpus Christi, no dia 15. Houve liturgia na cidade e nas comunidades rurais. Outro momento forte foi o tríduo preparatório para a ordenação presbiteral do diácono Jeferson Martins Fernandes, membro da Diocese de Oliveira e candeense. A missa de ordenação foi celebrada no fim da manhã de sábado (17), na matriz. Ao final, os missionários receberam a primeira bênção do já padre Jeferson e despediram-se.

Experiência Vocacional

Se você deseja fazer um discernimento vocacional, entre em contato com o promotor vocacional da província Brasil Norte, o Pe. Bernardo Asmon, SVD.

Rua Verbo Divino, 127 Chácara Cotia
Contagem-MG, CEP: 32.183.050
Fone : (31)39135379
Celular : (75)988771051

Veja algumas fotos.

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações do Pe. Bernardo Asmon, SVD, e dos aspirantes da Comunidade São José Freinademetz (Belo Horizonte-MG) – Fotos: divulgação.