No início da noite desta sexta-feira, o Superior-Geral da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), Pe. Heinz Kulüke, aprovou o nome do padre Carlos Vieira Lima como novo superior da Província Brasil Norte (BRN).

27187196920_ec218eb908_z

Atualmente ele é responsável pela formação dos seminaristas na Comunidade Dom Helder Câmara, em Contagem-MG. O mandato começa em 1º de janeiro de 2017 e vai até 31 de dezembro de 2019. Ele sucede ao Pe. Anselmo Ricardo Ribeiro, que conduziu a BRN por dois triênios.

Padre Carlos havia sido escolhido pelos confrades na quinta-feira da semana passada (15), durante a Assembleia Provincial, realizada no Distrito de Santa Isabel-ES. Também foram eleitos os novos conselheiros provinciais, que também ficarão responsáveis pelo Conselho Administrativo da Associação Propagadora Esdeva, mantenedora civil das obras verbitas na região. Conforme o Direito Canônico, os nomes deveriam ser confirmados pelo Generalato, em Roma, o que aconteceu nesta sexta-feira.

O vice-provincial será o padre Carlos Kelalu. Os conselheiros serão Pe. Vagner Apolinário (admonitor), Pe. Benjamim Boro Nama e o Ir. Jorge Amarilla Vazquez. Para o Conselho Fiscal da Esdeva, uma exigência das leis brasileiras, foram escolhidos o Pe. Carlos Alberto Amaral, o Ir. Afonso Berger e o Pe. Wieslaw Kaminski.

A Província Brasil Norte tem sede em Belo Horizonte-MG. Além de Minas Gerais, a BRN mantém obras educativas, sociais e pastorais no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.

De migrante a missionário

O novo provincial nasceu em 20 de julho de 1961, em Vitória da Conquista-BA. Aos 8 anos, mudou-se com a família para a cidade de Tapejara, no Paraná. Outras pessoas também saíram da região, fugindo de uma persistente seca. “Minha falecida mãe contava que viajamos de Vitória da Conquista para São Paulo num ‘pau-de-arara’, em cima de uma carga de coco. Em São Paulo passamos pelo setor de migração e prosseguimos viagem para o Paraná, para uma pequena cidade chamada Tapejara, na Região Noroeste do Estado, a qual, na época, nem era município, mas comarca de Cruzeiro do Oeste”, relata.

Aos 20 anos, foi buscar trabalho em São Paulo, onde também pôde estudar até chegar à Faculdade de Ciências Exatas. Em 1985, conheceu os missionários do Verbo Divino e, em 1987, entrou para a Congregação. Concluiu o curso de Filosofia em 1989 e, em 20 de janeiro de 1991, professou os primeiros votos como verbita. Padre Carlos foi ordenado presbítero em 1º de novembro de 1998, em Tapejara. Trabalhou na missão no Quênia, país ao leste da África. Estudou na Inglaterra e, em 2012, passou a fazer parte da Província Brasil Norte. Desde 2015 é formador dos seminaristas na etapa de Filosofia, na Comunidade Dom Hélder Câmara, em Contagem-MG.

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações do Pe. Anselmo Ribeiro, SVD. Foto: Fabio Fajardo – Pascom Paróquia Verbo Divino

Publicado Originalmente na Revista Digital SVD SDEVA