Missionários do Verbo Divino (SVD) estão reunidos em Buenos Aires para o Encontro das Escolas Verbitas do Cone Sul (Argentina, Chile e Paraguai) e Brasil. Participam 18 representantes, além do secretário-geral da SVD para a Educação, Pe. Mark Weber. Entre os assuntos discutidos estão a coordenação da pastoral educativa, a transmissão da identidade verbita, o planejamento da área educacional no Cone Sul e as orientações do 17º Capítulo-Geral. A reunião está sendo realizada nesta terça e quarta-feira (26 e 27).

Os debates abrangem a educação verbita como um todo, envolvendo tanto o trabalho em colégios e faculdades quanto no ensino informal. Da Província Brasil Norte, sediada em Belo Horizonte-MG, participam o superior, Pe. Anselmo Ribeiro; Pe. Tomás Cheruplavil, membro da coordenação de pastoral nos colégios verbitas; Ir. Jorge Amarilla Vazquez, administrador da Casa do Homem de Nazaré; e Pe. João Czujak, administrador provincial.

Padre Anselmo destaca que a reunião marca um retorno maduro do trabalho no Cone Sul. Ele conta que, desde 2010, não eram realizados encontros. “Nesta oportunidade, é possível partilhar novas experiências formativas, pastorais e de gestão. Hoje não se pergunta se a educação faz parte de nossa missão, mas como atuar nessa área com uma identidade própria da SVD, de forma atual e sustentável”, explica.

Segundo o provincial, a Casa do Homem de Nazaré, localizada em Belo Horizonte, deve ser entendida não somente como ação social, mas com uma atuação específica no conjunto da educação verbita. Para o Ir. Jorge, o encontro é uma oportunidade de perceber a necessidade de investimento nos profissionais educadores. “Estes, além de profissionais, devem abraçar também a identidade verbita, e isso se dá pela formação oferecida pela Congregação”, afirmou.

A partilha de experiências entre os religiosos e comunidades educativas é uma das principais riquezas do encontro, segundo Pe. Tomás. Para ele, é uma oportunidade de enriquecer o trabalho em rede das instituições mantidas pelos verbitas.

Raízes verbitas

A atuação no campo educativo é uma das marcas da missão verbita. O próprio fundador, Santo Arnaldo Janssen, foi professor em seus primeiros 12 anos de padre. Ele tinha um grande desejo de proporcionar uma formação integral ao povo das missões.

No Brasil, os verbitas mantêm cinco instituições educativas, sendo quatro na Província Brasil Norte: Faculdades Arnaldo Janssen e Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte-MG; o Colégio Cristo Redentor (ou Academia, como é mais conhecido), em Juiz de Fora-MG; e o Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa-RJ. A outra se situa em São Paulo-SP, o Itesp (Instituto São Paulo de Estudo Superiores), cuja administração é partilhada com outras congregações religiosas.

No contexto do Cone Sul, há oito centros educativos na Argentina. No Chile e no Paraguai, os verbitas administram cinco instituições em cada país.

Fonte: Pe. Anselmo Ribeiro, SVD – Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques – Fotos: Pe. Anselmo Ribeiro.