A falta dela pode gerar vários problemas como a violência, desigualdade, intolerância, guerra, corrupção, machismo, homofobia, dentre tantos outros problemas.
O ser humano possui muita pressa para viver, de fazer tantas coisas ao mesmo tempo, muitas tarefas para cumprir e acaba deixando carecer a empatia. Esta é a ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
A forma como nos relacionamos com nós mesmos e com os outros tem tudo a ver com alguns padrões que observamos na sociedade, e com muitos dos problemas que estamos enfrentando. A maneira como enxergamos, escutamos e conectamos com o outro tem que mudar se quisermos construir um mundo pacífico, sustentável e colaborativo para todos.
A empatia é o elo que nos une enquanto sociedade e capaz de mudar o mundo em que vivemos. Com ela não vemos somente a partir do nosso ponto de vista, mas buscamos compreender o nosso próximo. A falta dela pode gerar vários problemas como a violência, desigualdade, intolerância, guerra, corrupção, machismo, homofobia, dentre tantos outros problemas.
Se empatia fosse uma pessoa, poderíamos dizer sem dúvidas que seria Jesus. Ele olhava para as situações de fraqueza e fragilidade do ser humano e se colocava a serviço dos mais necessitados. Foi ele quem nos ensinou a amar o próximo e a ter intenso amor uns pelos outros.
Para que essa ação aconteça devemos ultrapassar as barreiras de egoísmo, de preconceito ou, o medo do que é desconhecido por alguns. Somente assim podemos nos considerar empáticos.
A ação de Jesus deve nos inspirar em todos os momentos a agir como Ele. Embora Ele tenha sido perfeito, Ele foi um Humano e nos compreende em todas as situações.
Se todos agissem de forma empática o mundo, talvez, não teria problemas. Porém nunca iremos conseguir mudar o mundo, mas podemos mudar as nossas atitudes e despertar o que há de bom dentro de nós.
Portanto, todos possuem empatia e cabe a nós despertar o que muitas vezes está adormecido dentro de nós. Na vida preocupamos tanto em desenvolver capacidades profissionais e acabamos nos esquecendo de desenvolvermos as emocionais. Que sejamos fiéis seguidores de Jesus.
Robert Henrique Sousa Dantas
Postulando no Seminário verbita Dom Helder Câmara