No final do mês de janeiro o site da paróquia estreou um layout mais dinâmico, com recursos técnicos que proporcionará um maior conteúdo de informação com qualidade incomparável ao layout anterior.

No ano de 2016 alcançamos um número recorde de acessos. No dia 31 de dezembro fechamos o ano com 161.082 visitantes, uma média de 441 acessos únicos por dia. Um aumento considerável em relação aos anos anteriores.

Outro dado muito positivo que obtivemos no ano passado foi o envolvimento dos representantes das comunidades. Com uma participação ativa acrescentaram em  muito na qualidade da informação, realizamos diversos trabalhos em conjunto possibilitando uma melhor utilização das nossas ferramentas de comunicação, produzimos mensagens do pároco, entrevistas e homilias em vídeo para o nosso canal do youtube, e transmitimos ao vivo as celebrações eucarísticas através do Facebook.

As Pastorais de nossa paróquia souberam explorar muito bem o whatsapp para se comunicarem. Houve um crescimento muito acelerado na criação de grupos de pastorais que utilizam essa ferramenta. Agora é possível eles fazerem check-list dos compromissos assumidos, realizar comunicados e ainda a possibilidade de compartilharem links relacionados ao aprofundamento espiritual de sua pastoral. Hoje vemos grupos de whatsapp de ministros da eucaristia, liturgia, conselhos comunitários e paroquial, terços dos homens, ministérios de musica e até da campanha da fraternidade 2017.

Não posso deixar de citar o avanço que aconteceu na nossa paróquia em relação a comunicação entre o pároco e o seu rebanho.  Padre Alwin Dsouza, administrador de nossa paróquia colocou a disposição o número de seu celular para todos os coordenadores de comunidade e pastoral, sem se preocupar em momento nenhum com a possível “dor de cabeça” que essa ação iria lhe causar. Hoje é possível contactá-lo em horários fora do expediente da secretaria paroquial. Com essa comunicação do encontro e o seu carisma ele conseguiu se inserir nos diversos grupos pastorais de whatsapp o que possibilitou a ele se aproximar e perceber de maneira mais rápida os desafios pastorais que enfrentamos no dia a dia, propondo soluções benéficas para as dificuldades que apareciam e sugerindo ações pastorais de maneira mais rápida e eficaz. Faz toda a diferença você se comunicar diretamente com o pároco, sem precisar agendar um horário com a secretária, as ações ganham mais agilidade e o trabalho se torna mais dinâmico.  Considero essa ação um grande exemplo de acolhida e uma forma bonita e “verdadeira” de se mostrar que está conosco, colocando-se a serviço “24 horas” e conduzindo o nosso caminhar. Nossa pastoral é muito grata a ele por tudo que fez em poucos meses que está presente e esperamos poder contar com ele pelo tempo que for preciso.

Para 2017 prometemos nos doar um pouco mais á nossa Radio Conexão Jovem Católica, vamos criar novas vinhetas, transmitir novos programas e a partir do segundo semestre iremos colocar no ar uma nova programação. Estamos muito animados, aguardem muitas novidades estão por vir!

São Francisco de Sales padroeiro das comunicações sociais rogai por nós!

Fabio Fajardo

Pastoral da Comunicação e Coordenador da Comunidade Santíssima Trindade