Fonte: You Cat Brasil

Na abertura da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia foi lançado o DOCAT, o mais recente título da coleção YOUCAT, que aborda a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem, acessível e dinâmica. Assim como o Papa Bento XVI presenteou os jovens na Jornada de 2011 em Madrid com o YOUCAT, agora o Papa Francisco na JMJ 2016, também presenteou os jovens peregrinos. Desta vez o presente foi o “DOCAT App”, um gesto que é o ponto de partida para uma campanha juvenil à escala global: «Faça parte do sonho do Papa.» Um sonho em que os jovens serão a Doutrina Social em ação.

aspas Ponde-vos, portanto, vós mesmos em movimento. Se muitos colaborarem nesta ação comum, então as coisas irão melhorar neste mundo e os homens poderão sentir que o Espírito de Deus age através de vós, desafia o Santo Padre.

O que é o ‪DOCAT?

IMG_3138O DOCAT é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII até agora no pontificado do Papa Francisco que escreveu pessoalmente um desafiante prefácio. Ali ele nos diz que «com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo». O sonho do Papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens. «Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento», diz o Santo Padre. Para Francisco, «o mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria». O Papa Francisco desafia todos os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. «Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão», diz o Santo Padre.

Com aprovação oficial da Igreja Católica por meio da Congregação da Doutr
ina da Fé e do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, utilizando uma linguagem jovem, o DOCAT, segue a mesma estrutura dos 12 Capítulos e as 3 partes do Compêndio da Doutrina Social lançado em 2004 no pontificado de São João Paulo II. É considerado pelo Vaticano hoje a melhor ferramenta para quem deseja conhecer com facilidade e rapidez a DSI, ou para quem tem a missão de ensiná-la aos outros. Essa nova ferramenta de formação e evangelização também está baseada em perguntas e respostas, para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social. O DOCAT, seguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, pretende recordar aos jovens que sua principal tarefa enquanto cristãos em todo o mundo é também encher de ‪‎Fé,‪ Esperança e ‪‎Caridade, os espaços, que pouco foram sendo instrumentalizados, esvaziados de sentido e dignidade. O DOCAT foi elaborado por renomados especialistas em Doutrina Social, teve a participação de jovens de alguns países. E o resultado é hoje um manual excelente e revolucionador para a ação cristã no mundo…. O seu conteúdo ensina numa linguagem dialógica com perguntas e respostas, atraente e ilustrativa como os jovens cristãos podem mudar o mundo através da ação social e política com critérios enraizados nos ensinamentos do Evangelho.

IMG_3395Importante: Sobre o DOCAT App, a  princípio ele já está disponível em 3 línguas desde o início da JMJ. A partir de setembro as traduções, (inclusive português), estarão pouco a pouco disponíveis para atualização do App, assim como também a compra do App.  Após a JMJ  também a versão do  DOCAT em livro estará disponível em mais de 30 línguas nas principais livrarias de todo o mundo. E de modo especial a edição em língua portuguesa estará disponível a partir de setembro.