Por SVD ESDEVA

Desde 1º de agosto, padre José Antunes da Silva, conselheiro-geral da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), visita a Província Brasil Norte (BRN). Ele conhecerá todas as comunidades mantidas pela BRN, entre elas escolas, paróquias, casas de formação e de retiro. Padre José, que é português, realiza a chamada “visita canônica”, que ocorre a cada seis anos, e é feita em nome do Superior-geral, Pe. Heinz Kulüke. O visitador, como é chamado na Congregação, conversará com os verbitas de cada distrito ou comunidade religiosa.

A visita tem um enfoque geral: “Partilhando a vida e a missão intercultural na Zona Panam: pondo em prática as orientações do XVII Capítulo-geral SVD para o sexênio 2012-2018”. Como enfoques específicos, no contexto “ad intra” (interno), estão espiritualidade, comunidade, liderança, finanças e formação. Já no “ad extra” (externo), estão primeira evangelização e nova evangelização, promoção da cultura da vida, família e juventude, educação e pesquisa, justiça social e erradicação da pobreza.

“Padre José Antunes vem destacando a ideia de missão que o atual governo-geral tem de nossa missão nesses dias: ‘Missio inter gentes’, colocando os últimos em primeiro lugar”, explica Pe. Anselmo Ribeiro, superior provincial da BRN. “Padre José nos pergunta quem são os últimos na realidade da Província BRN. Os últimos são aqueles que, em nosso tempo, ninguém quer cuidar. Nem o Estado, nem a Igreja, nem a sociedade”, conta o provincial.

A visita-geral será concluída com a confraternização e a Assembleia Provincial, em Borda do Campo, no Município de Antônio Carlos-MG. Os eventos começarão no dia 8 de setembro, com a celebração eucarística da Natividade de Nossa Senhora e festa dos 140 de fundação da SVD.

Neste mesmo período, as outras províncias e região verbitas no Brasil também estão recebendo a visita canônica. No dia 13 de setembro, todos os religiosos SVD, visitadores e comunidades celebrarão os 120 anos da chegada dos primeiros missionários enviados por Santo Arnaldo Janssen ao Brasil. Nessa data, haverá uma romaria ao Santuário Nacional, em Aparecida-SP.

Fonte: Pe. Anselmo Ribeiro, SVD – Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques.