Friday , August 29 2014
You are here: Home / Congregração

Congregração

115 anos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino no Brasil

Os Missionários do Verbo Divino chegaram ao Brasil em 1895, no estado do Espírito Santo. Foram fundando Igrejas vivas por todo o país. O Brasil é o maior campo de trabalho da SVD na América do Sul, mas a Congregação se faz presente nos cinco continentes, tendo como uma das suas prioridades a formação de seus membros para a missão evangelizadora, visando formar um povo de Deus e participar da construção de uma sociedade justa e solidária. Dentro desta visão social-cristã, a Congregação assumiu, também, a missão com a educação.

No Brasil, a SVD tem hoje 4 Escolas e 2 faculdades:

• ·          Colégio Cristo Redentor (Juiz de Fora)
  • ·          Colégio Arnaldo, o atual colégio Arnaldo Funcionários (BH)
  • ·          Colégio Arnaldinum, atual colégio Arnaldo Anchieta (BH)
  • ·          Colégio Verbo Divino (Barra Mansa)
  • ·          Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (JF)
  • ·          Faculdades de Direito e Administração Arnaldo Janssen (BH)

O Santo Arnaldo Janssen era um educador e acreditava que, através da Educação, o “Verbo também se faz Jovem”, como a própria juventude.

Ao fundar a Congregação, em 1875, o Santo Arnaldo disse: “Se essa obra for em frente, cremos que é a vontade de Deus, se não der em nada, humildemente bateremos no peito dizendo que não fomos dignos dessa graça”.

Todos nós que trabalhamos junto aos membros da SVD, à luz de sua missão e carisma, damos graças a Deus por fazermos parte dessa família missionária.

Congregação no Mundo

Na sua origem, a Família Religiosa de Steyl era mais alemã e européia. Hoje, a Família Arnaldina conta com aproximadamente 10.000 membros – entre Verbitas (SVD), Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e Servas da Adoração Perpétua (SSpSAP) – e bem mais da metade provém das nações (pobres) do sul, especialmente da Ásia: Indonésia, Filipinas e Índia. Com toda a Igreja, tornaram-se comunidades internacionais e multiculturais.

Confira abaixo a lista dos países onde a Congregação Verbo Divino está presente.

ÁFRICA

Africa do Sul