Membros das comunidades da paróquia estão cada vez mais envolvendo-se com o Projeto Recria Vida. Uma ação ambiental sustentável que atua na coleta de materiais recicláveis.

Idealizado por Valéria Coutinho e com o apoio do Pároco Alwin Dsouza, o Recria Vida é um gesto concreto, ao que é  proposto pela campanha da fraternidade desse ano, que traz o tema “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, com o lema o “Cuidado com a Criação”. A coleta de materiais recicláveis é uma das ações que podem ajudar a preservar os biomas brasileiro. O projeto cria nos envolvidos a conscientização sobre coleta seletiva de lixo, no Brasil, uma pessoa produz em média 1,5 Kg de lixo por dia sendo que 40% do lixo são recicláveis.

O projeto visa trabalhar em três etapas:

1º: Destinar o valor arrecadado para a compra de materiais para as catequeses dos sacramentos iniciais.

2º: A médio prazo o recria vida visa criar para as pessoas de terceira idade uma oficina de artesanato usando os materiais recicláveis.

3º: A longo prazo a intenção do projeto é destinar parte da quantia arrecadada para doação de materiais escolares ás crianças carentes da região da paróquia.

Outra ação do projeto é  recolher os anéis das latinhas de alumínio para troca-los por cadeira de rodas. Para o Recria Vida adquirir uma cadeira é necessário encher de selos cerca de 140 garrafas de dois litros .

A lista dos materiais recicláveis que o projeto recria vida está recolhendo são anéis de latinha, latas de alumínio em geral, garrafas pet e embalagens plásticas como por exemplo, amaciante, margarina, óleo de soja, detergentes, etc. As doações podem ser depositadas nos “bgs” expostos nas comunidades da paróquia.

Resultado de imagem para latas de aluminio  Resultado de imagem para latas de aluminio Resultado de imagem para embalagens plasticas para reciclagem

Comunidade São Vicente de Paulo atuando na arrecadação de materiais

Comunidade Verbo Divino

Comunidade Santíssima Trindade

PROJETO RECRIA VIDA

Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Crianças da catequese envolvidas no projeto

Fotos Padre Alwin Dsouza, Eliete Felisberto e Fajardo – Texto Fajardo.