Entre os dias 8 a 12 de julho, será realizado na cidade de Santa Isabel/ES, o Congresso de Leigos e Leigas Verbitas da Sub Zona Brasil. O tema sugerido pelos organizadores é “Leigos e Leigas, Solidários na Missão”.

Cada paróquia verbita, localizada nos quatro cantos do país, poderá enviar dois leigos representantes. Padres, irmãos consagrados e seminaristas verbitas também estarão envolvidos com o Congresso. A proposta é enfatizar a importância do laicato na vida missionária, fortalecendo a evangelização nas paroquias e consequentemente ajudando na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Em 2010, aconteceu a primeira reunião envolvendo os leigos e leigas, com a realização do Congresso das Paroquias Verbitas. Foi naquela ocasião que surgiu a proposta inovadora para implantação da “Paroquia – Uma Rede de Comunidades”. Em setembro de 2015, os leigos encontraram-se novamente para celebrarem os 120 anos da Congregação do Verbo Divino no Brasil. A celebração eucarística aconteceu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte/SP.

O Congresso dos Leigos e Leigas deste ano de 2019, será também uma perspectiva para 2020, quando se completará 125 anos da chegada dos verbitas no país.

Fonte: Verbo Filmes – Pascom: Fajardo