Cidade do Vaticano (RV) – O Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi criado cardeal no Consistório deste sábado. 

Silvonei José conversou com Dom Sérgio após receber a púrpura cardinalícia.

 “Uma alegria imensa poder receber esta graça, com o sentimento também de gratidão diante desse gesto tão bonito do Papa Francisco, um gesto de bondade, confiança, mas também um gesto de amor pela Igreja no Brasil. Ao mesmo tempo, com a responsabilidade, porque o Papa está confiando um serviço esperando certamente que eu, o episcopado brasileiro, a Igreja no Brasil ofereça a sua contribuição para a Igreja presente aqui em Roma e no mundo inteiro. O momento ali da celebração do Consistório é muito significativo, a proximidade com o Santo Padre, a comunhão com ele, mas também a oração, a presença de tanta gente que aqui veio. Nós não organizamos caravanas a partir de Brasília, preferimos evitar mas as pessoas se organizaram. Há muitos brasileiros, em Roma, na Europa que estiveram aqui e eu senti o Brasil muito perto da gente”, disse o novo cardeal.

Francisco e novos cardeais encontram Bento XVI

Após o Consistório em que o Papa criou novos cardeais, no sábado 19 de novembro, Francisco e os novos cardeais encontraram o Papa emérito.

Eles foram recebidos por Bento XVI na capela do Mosteiro Mater Ecclesiae, onde vive desde a renúncia, em 2013.

O Papa emérito saudou cada um dos novos cardeais, e pronunciou algumas rápidas palavras, num encontro fraterno marcado pela simplicidade.