- AVALIAÇÃO DOS COMPROMISSOS 2017
Nossa Paróquia, no ano de 2017, acolheu como prioridade 3 diretrizes do projeto de evangelização arquidiocesana PROCLAMAR A PALAVRA. São eles: opção preferencial pelos pobres, família e opção preferencial pelas juventudes. Apresentamos, então, a avaliação do progresso das três diretrizes em nossa Paróquia, baseada nas discussões da Assembleia Paroquial de 2017.
- Opção preferencial pelos pobres
No âmbito PESSOA, a Paróquia tem como objetivo promover a consciência de que todos somos chamados. Em nosso território paroquial, já são realizadas visitas missionárias. Além disso, como fruto desse objetivo, foi realizado missas campais em regiões periféricas de nossa Paróquia e visitas, pelo pároco e comunidade, às famílias mais necessitadas. Porém, falta a integração entre as pastorais e tem-se a necessidade do envolvimento de mais pessoas nesse trabalho.
No âmbito COMUNIDADE, promover a dignidade humana dos pobres e excluídos com ações concretas. A Paróquia já possui em suas comunidades: os vicentinos e a atuação da Ação Social.
No âmbito SOCIEDADE, a Paróquia tem como objetivo o engajamento dos cristãos nas questões sociais e políticas do bairro. Foi notória a decepção com candidatos que se apresentam como cristãos, mas não cumprem seus compromissos. Ainda, é necessário a conscientização sobre o verdadeiro objetivo do Fé e Política, sem partidarismo. Falta reunir as necessidades sociais da comunidade e ajudar os mesmos a buscarem seus direitos.
Para 2018, temos como meta:
- Ampliar os cursos da Ação Social com o objetivo de possibilitar a geração de renda em nossa Paróquia;
- Fortalecer o grupo de Fé e Política através de formação.
- Família
No âmbito PESSOA, a Paróquia tem como objetivo valorizar a família como primeiro lugar para experiência de fé. Chegou-se à conclusão que a iniciativa da missa em ação de graças pelas famílias, no quinto domingo de cada mês, gerou bastante fruto. Porém, seria interessante uma ‘melhor explicação’ para a comunidade, no que tange a equivalência das missas ocorridas sábado após as 18 horas com as missas dominicais.
No âmbito COMUNIDADE, a Paróquia tem como objetivo promover ações pastorais capazes de acolher as famílias em suas diversas configurações. Como fruto desse objetivo, tivemos o casamento comunitário, os encontros de ECC, o movimento ‘mãe que oram pelos filhos’ e a Pastoral Familiar, com a função de interligar esses movimentos e pastorais.
No âmbito SOCIEDADE, a Paróquia tem como objetivo fomentar a participação das famílias nas demandas sociais de nossas comunidades. Como fruto desse objetivo, tivemos o encontro sobre o suicídio (baleia azul), o encontro das nascentes da região da Pampulha e os comunicados de interesse social durante as celebrações.
Para 2018, temos como meta:
- Continuar a conscientização sobre o social, buscando uma melhor participação;
- Melhorar a comunicação e integrar as pastorais.
- Opção preferencial pelas juventudes
No âmbito PESSOA, a Paróquia tem como objetivo estimular a participação das juventudes nas celebrações. Chegou-se à conclusão que os jovens, hoje, se sentem mais acolhidos nas comunidades de nossa paróquia, e possuem um envolvimento maior nos movimentos pastorais. Porém, precisamos avançar no que tange à ‘adaptação’ das celebrações para as juventudes, tornando as homilias e cantos mais próximos da linguagem da juventude.
No âmbito COMUNIDADE, a Paróquia tem como objetivo incentivar a participação das juventudes nas pastorais e comunidades. Chegou-se à conclusão que os jovens abraçaram a Via Sacra, participando com entusiasmo e dedicação. Precisamos melhorar, entretanto, a participação dos jovens de algumas comunidades, obtendo uma evangelização efetiva em todo território paroquial.
No âmbito SOCIEDADE, a Paróquia tem como objetivo fomentar a formação da juventude, integrando vida e fé. Chegou-se à conclusão que a juventude não abraçou seu espaço no projeto Recria Vida. Este projeto, que é de nível paroquial, deve continuar, pois seu objetivo é muito importante.