Resiliência – Conheça mais sobre esta poderosa arma.

O que acontece se apertarmos uma mola com toda força máxima?

E se fizermos o mesmo com um elástico resistente, esticarmos ao máximo e depois soltamos? Certamente eles voltarão ao seu estado normal no exato momento em que desfizermos a pressão ou tensão,esta condição no estudo da física, chama-se resiliência. Que é a propriedade de um objeto ou material em voltar ao seu estado inicial, após sofrer forte pressão ou tensão. Pois bem, a psicologia tomou emprestado este conceito da física e trouxe -o para a o estudo do comportamento humano, já que diversas pessoas apresentam esta habilidade, mesmo diante de pressões internas ou externas.

Ainda em processo de estudo e análise, este conceito estuda o sujeito ou indivíduo que sofre uma condição com elevado potencial de risco, e no adversidades do cotidiano, onde vivemos diariamente uma verdadeira tempestade de riscos, e que potencialmente, são capazes de nos afetar negativamente, tanto nossa saúde física e mental, levando em consideração suas habilidades e capacidades de lidar com as mesmas.

Cada sujeito irá lidar de uma forma diferente do outro, pois diversos fatores irão contribuir ou dificultar (história de vida, formação escolar, genética, etc.).

Porém, a resiliência é uma característica que, alguns nascem, inata e assim, já tem em uma habilidade natural para usá-la ante as adversidades que surgirem; ou podem ser desenvolvida mediante a uma situação de necessidade durante a existência do mesmo.

Até o início do século XIX acreditava-se ser um dom, porém podemos ter a chama da resiliência e acioná-la quando necessário.Buscando recursos pessoais e contextos que podem ser usados para enfrentar as adversidades.

Junqueira e Deslandes(2003) vislumbram a resiliência como a capacidade do sujeito de em determinados momentos e de acordo com as circunstâncias, lidar com as adversidades, não sucumbindo a ela, alertando para a necessidade de relativizar, em função do indivíduo e do contexto, o aspecto “superação” de eventos potencialmente estressores.

Enfim, a resiliência consiste em uma fundamental ferramenta que dispomos para lidar com situações adversas que surgem em nossas vidas.

Temos diversos exemplos de pessoas que vivenciaram situações de pressão extrema,  e ao invés de sucumbirem, transformaram a sua vida e ainda transformam vidas alheias. Dedicam-se a nobres causas, após a morte violenta ou por doença de algum ente querido (filhos, irmãos, pais, amigos, etc.).Nestes casos extremos a capacidade de ser resiliente tem fundamental importância na manutenção da saúde do indivíduo, como dito anteriormente, física, mental e espiritual.

Soma-se a resiliência ao poder e fortaleza da fé, nos tornamos pessoas diferenciadas e que tornam a sociedade mais conectada a mensagem deixada por Cristo.

Lara Reis 2

Lara Reis

Psicologa e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional 

larinha.psi1971@gmail.com

LOGO-PASCOM-1024x427