Radio Vaticano

A Igreja tem quatro novos santos que foram canonizados neste domingo dia 18 de outubro pelo Papa Francisco na Praça de S. Pedro em Roma. São eles:
– Vincenzo Grossi, sacerdote diocesano italiano, fundador do Instituto das Filhas do Oratório, beatificado pelo Papa Paulo VI em 1975.
– Maria da Imaculada Conceição, religiosa, superiora-geral da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz, beatificada em setembro de 2010;
– e dois leigos e pais de família: Luis Martin e Maria Zélia Guérin, proclamados beatos em 2008, pais de Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões e Doutora da Igreja.

Na homilia da Missa o Papa Francisco exortou a uma mudança de mentalidade, devendo-se passar da cobiça do poder à alegria do servir. O Santo Padre afirmou que as leituras do dia propõem o tema do serviço que nos chamam a seguir Jesus no caminho da humildade e da cruz.

Em particular, o Papa referiu o Evangelho de S. Marcos que neste domingo nos descreve a passagem em que Tiago e João pedem a Jesus lugares de honra no Reino de Deus, segundo a sua visão hierárquica do reino. “A resposta de Jesus a estes discípulos é um convite a segui-Lo no caminho do amor e do serviço, rejeitando a tentação mundana de querer ser primeiro e comandar os outros” – sublinhou o Papa Francisco.